Ouvinte Repórter / Notícias

29/05/18 - 01h08 - atualizada em 29/05/18 às 13h42

Denúncia de vazamento de esgoto no Camacuã

Bueiro da Sanepar entupido causa vazamento de esgoto que cai em córrego no bairro Camacuã. Mesmo problema já foi registrado em 2011

Da Redação

A Rádio Najuá constatou na tarde de domingo, 28, vazamento de esgoto de um bueiro da Sanepar que, provavelmente, está entupido e despeja matéria orgânica em córrego no bairro Camacuã, proximidades do CT Willy Lars.

Estivemos na área rural que faz divisa com loteamentos do bairro Alto da Lagoa  em direção do Seminário Mãe de Deus, onde vários bueiros foram instalados para transporte de esgoto até a estação de tratamento da Sanepar. Só que em vez de ser despejado nos locais apropriados, o esgoto vaza por valetas na terra até desembocar em um córrego. Os bueiros instalados logo a frente de um que parece estar entupido estão secos porque o fluxo todo cai para fora, ao redor. Também muitos bueiros estão sem tampas. 

PUBLICIDADE

Em 2011, o mesmo problema foi relatado pela Najuá. O gerente regional da Sanepar, Edson Moro Rios, foi entrevistado na época. Ele relatou que os bueiros são alvos constantes de vandalismo e têm as tampas roubadas. Na ocasião, ele falou sobre a necessidade de troca da tampa por outro tipo de dispositivo que dificulte o acesso. 

O repórter Tadeu Stefaniak esteve no local em 2011 e entrevistou moradores que reclamaram do mau cheiro. Além do mau cheiro, principalmente nos dias mais quentes, crianças da redondeza brincavam no riacho onde o esgoto desemboca. Uma moradora que aceitou gravar entrevista, mas não quis se identificar, reclamou que o problema existe desde quando ela morava ali, há 4 anos. "Sempre teve este problema, eles vêm e arrumam, mas não dura muito tempo e logo arrebenta de novo", revelou a moradora.

Evento acontece em junho no CT Willy Lars

Nos dias 15, 16 e 17 de junho acontece no CT Willy Lars o 1º Irati Off Road. A programação faz parte do calendário estadual e atrai competidores de diversas cidades. A Prefeitura apoia o evento que está sendo organizado com a autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que liberou as áreas próximas para realização de trilhas.

A preocupação do IAP é justamente evitar que haja prejuízo à natureza. Mas o que dizer deste despejo de esgoto que cai em um córrego de água natural? Que impressão os visitantes terão da nossa cidade com o mau cheiro e cenário de descuido com a preservação da natureza?

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados