Ouvinte Repórter / Notícias

05/06/18 - 11h41 - atualizada em 05/06/18 às 16h05

O risco de infarte aumenta no inverno? E as dores reumáticas, pioram?

Ouça as explicações do médico Aleixo Guerreiro que esteve ao vivo no Espaço Cidadão de hoje, 05

Jussara Harmuch


O risco de ter infarto no inverno não aumenta consideravelmente, mas o aumento da pressão arterial é significativo porque ocorre uma concentração maior de sangue em determinadas áreas e isso diminui o calibre das artérias. É como uma mangueira que diminui a vazão da água e pode estourar naquele local. Talvez seja necessário que o hipertenso ajuste a dose de medicamentos conversando com seu médico.

Acompanhe no final do texto as explicações do médico Aleixo Guerreiro que participa sempre nas terças da Saúde, dentro do programa de rádio Espaço Cidadão, apresentado por Paulo Sava, na 92,5 Super Najuá, das 9h às 10 horas.

Meteorologistas 

As doenças reumáticas, artrites, dores lombares e da coluna se agravam com o clima frio. Tem fundamento as queixas de pessoas que sofrem destes problemas ao relatarem que as dores aumentam nesta época do ano. São os chamados meteorologistas, que antecipam a previsão do tempo conforme sentem dores nas suas articulações.

PUBLICIDADE

Água

Beber água não vai lhe dar mais resistência, mas beber menas água vai facilitar a dispersão de vírus e bactérias nas vias respiratórias, pois o muco fica menos fluído e dificulta a eliminação pelo organismo.

Imunidade

A imunidade cai no inverno? A resposta é não, mas a mudança de hábitos que ocorre é que pode influenciar. Não é o calor ou o frio que faz com que a imunidade fique mais forte ou fraca.

Doenças que se agravam no inverno

As doenças respiratórias se agravam no frio, bronquites, pneumonias e asma, por consequência dos hábitos.

As alergias e doenças de pele se agravam no frio. Existe também a alergia ao frio que provoca ardência nas mãos, é uma resposta do organismo ao frio.

PUBLICIDADE

Cuidados

Exercício físico não deve ser diminuído com o frio, deve-se evitar ambientes muito fechados, não deixar de comer frutas e verduras, não abusar das comidas mais gordurosas.

Não demorar no banho muito quente, pois isso pode ressecar muito a pele e propiciar a entrada de fungos.

Arejar a casa, mas não gelar o ambiente. abrir para circular o ar e depois fechar.


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados