Ouvinte Repórter / Notícias

01/02/18 - 10h32 - atualizada em 01/02/18 às 10h42

Paciente com leucemia precisa de doadores de sangue

Marta Kuczer Pereira está internada no Erasto Gaertner, em Curitiba, e necessita de transfusões de sangue diariamente. Filha da paciente está realizando campanha em busca de doadores

Da Redação

A moradora de Irati, Martinha de Vasconcelos, está pedindo ajuda da população que puder doar sangue para sua mãe Marta Kuczer Pereira, de 71 anos, que está internada no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, com leucemia. Diariamente ela precisa de transfusões de sangue ou componentes do sangue. Martinha afirma que sua família lançou uma campanha para doação de sangue, mas teve adesão baixa. Nesta semana, foram apenas quatro doações das 19 solicitadas. Por iniciativa própria, Martinha levará algumas pessoas para Curitiba, nesta sexta-feira, 2. Ela já conseguiu dez doadores. Ainda restam quatro vagas na van. Aceita-se qualquer tipo de sangue.  

“Quem quiser ir daqui conosco na van sexta feira, 2, precisa me dar certeza que assim vamos preenchendo a van. Quem puder ir doar lá direto agradecemos. Quem tiver parentes em Curitiba que ajude a divulgar. Tem a campanha na minha página pessoal. As doações não podem ser aqui nem vindas de hemocentros de outras cidades. Têm que ser lá no hospital. Obrigada desde já. É urgente”, alerta Martinha. 

Os interessados em fazer a doação de sangue podem entrar em contato com a Martinha no telefone 42-9-9952-2881. “Caso alguém queira ir, podem mandar Whats para mim com nome completo e RG. A van vai às 7 horas com saída na rua Dona Noca em frente ao supermercado Ivasko”, afirma Martinha.  

O hospital Erasto Gaertner fica na rua Doutor Ovande do Amaral, 201, no Jardim das Américas, em Curitiba.

PUBLICIDADE

O grupo Voluntaria, de Irati, também está ajudando Martinha na busca por potenciais doadores de sangue. “Trata-se da doação de qualquer tipo de sangue para a senhora Marta Kuczer Pereira diretamente no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Por motivos específicos, a doação, neste caso, somente poderá acontecer nas dependências do referido hospital, portanto, será disponibilizado transporte e alimentação para os voluntários”, diz a mensagem postada no site do grupo Voluntaria.  

Confira mais informações sobre a campanha na página do facebook da Martinha de Vasconcelos.  

Paciente com leucemia precisa de doadores de sangue

Requisitos para doação

O doador deve ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores devem fazer a doação na presença dos pais ou de um responsável; pesar, no mínimo, 50kg; estar descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos por quatro horas antes da doação. 

Impedimentos temporários à doação

- Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura

- Diarreia: aguardar 7 dias após a cura

- Durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

- Tatuagem nos últimos 12 meses.Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral: 12 meses após a retirada)

- Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias

-Situações nas quais houve maior risco de adquirir infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses)

- Outras situações a serem avaliadas

Impedimentos definitivos

Hepatite viral após os 10 anos de idade, Diabetes insulinodependente, Epilepsia ou convulsão, Hanseníase, Doença renal crônica, Antecedentes de Neoplasias (Câncer), Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame), Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas.


Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados