Paraná / Notícias

20/07/17 - 23h06 - atualizada em 21/07/17 às 07h48

O que mudou na conta de água

Confira as novas tarifas da Sanepar

PUBLICIDADE

As tarifas serão reajustadas em um total de 25,63% ao longo de oito anos. Para 2017, o reposicionamento aconteceu em julho e foi de 8,53%, enquanto que nos sete anos seguintes ficará no valor de 2,11% (por ano). 

Além disso, a metragem cúbica mínima cobrada passou de 10m³ para 5m³. Também foi fixado um novo valor mínimo para cada m³ de água consumido. Antes, a taxa mínima cobrada por 10m³ de água era de R$62,42. Agora, os números mudam para 5m³, que custam R$60,87 segundo a nova configuração. 

Também foram criadas mais faixas de preço para os consumos acima de dez metros cúbicos. Anteriormente, existiam duas - de 11 a 30 metros cúbicos e acima de 30 metros cúbicos. Agora, elas são quatro - de 11 a 15, de 16 a 20, de 21 a 30 e maior que 30 metros cúbicos

Para completar, a tarifa dos serviços de esgotamento sanitário será cobrada com base em percentual da tarifa de água. 

Uma denúncia protocolada no Ministério Público do Paraná (MP-PR) pelo deputado estadual Tadeu Veneri (PT), no dia 10 de julho, levantou suspeitas sobre o processo que autorizou o reajuste. A revisão foi embasada por uma nota técnica emitida pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar). O parlamentar, no entanto, afirma que o documento teria sido elaborado pela própria estatal. 

Confira a tabela de tarifas depois do reajuste. Fonte Agepar.


Critérios Tarifa Social

- Imóvel: somente devem ser cadastrados os imóveis com área construída de até 70 m² (setenta metros quadrados), para fins residenciais.

- Consumo: o consumo mensal de água deverá ser de até 10 m³. O volume excedente a 10 m³ será cobrado pelo valor do metro cúbico da tarifa social vigente.

- Renda: a renda da família residente no imóvel será de até ½ salário mínimo por pessoa ou de até 2 salários mínimos (federal) para imóveis com até 4 ocupantes, vigente na data de solicitação do benefício.

Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados