Paraná / Notícias

29/12/17 - 06h12 - atualizada em 29/12/17 às 06h21

Reforço do policiamento visa tranquilidade no litoral

Fluxo nas estradas em direção às praias paranaenses se intensifica neste fim de semana de véspera de Ano Novo

Da redação, com informações da AEN 

A Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) montou um grande esquema de segurança que se estende em todo o litoral durante o Verão Paraná 2017/2018, que foi lançado no sábado passado (23). “Na virada do ano, Carnaval e dias de grandes eventos, como shows, em que teremos um fluxo maior de pessoas na região litorânea, contaremos com apoio de unidades especializadas”, destaca o comandante operacional do Verão Paraná, o tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres.

O policiamento preventivo está sendo coordenado pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (Paranaguá), do 6º Comando Regional (CRPM), com apoio de policiais militares de outras unidades do interior do Paraná e dos batalhões especializados. O reforço conta com mais de mil policiais militares.

“No momento em que as famílias saem da rotina para festejar, é quando a Polícia Militar mais trabalha; razão pela qual é muito bom crer em pessoas que dedicam amor e serviço em prol da causa pública”, frisa o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.

O objetivo da operação Verão 2017/2018 é garantir a tranquilidade e a segurança dos moradores da região e dos veranistas. A Polícia Civil e outros órgãos de Segurança Pública do Estado, como o Corpo de Bombeiros, reforçam o trabalho.

Policiais que atuam no Verão Paraná são voluntários e vêm de unidades operacionais e seções administrativas. O efetivo foi organizado de modo que o interior não fique desguarnecido. No litoral, os trabalhos se concentram nas cidades de Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além da Ilha do Mel, locais que recebem veranistas do todo o Paraná e de outros estados do Brasil.

O trabalho de policiamento foi otimizado, através de uma nova dinâmica e da implantação de novos pontos base e locais de ações. O policiamento será feito com viaturas, motocicletas, a pé e em postos de atendimento com módulos móveis, onde há distribuição de pulseiras para identificação de crianças.

Reforço no policiamento deve levar mais tranquilidade para o litoral paranaense

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizará blitze de trânsito nas rodovias estaduais que passam pelo litoral para orientar motoristas e fiscalizar o tráfego para impedir o excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagem proibida. Nos municípios, também haverá blitze educativas e fiscalização.

A Força Verde intensificará o policiamento nas baías de Guaratuba e Paranaguá, especialmente para coibir a pesca predatória no caso de pescadores sem a documentação para a prática da atividade. A Ilha do Mel terá maior presença policial durante o verão, por ser considerado um dos destinos preferidos dos banhistas no Paraná.

A operação ainda terá apoio do BOPE, do Regimento da Polícia Montada e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Na área urbana, equipes de radiopatrulha realizam abordagens preventivas, vistorias e patrulhamento. O policiamento será aplicado de forma estratégica em regiões que concentram maior número de ocorrências, a fim de reduzir e até mesmo evitar casos de roubos, furtos, arrombamentos a residências, tráfico de drogas e outros ilícitos.

Policiamento no litoral será feito de diversas maneiras: motorizado, de motocicleta ou a pé

O reforço policial no litoral objetiva, ainda, localizar foragidos da justiça que possuam mandados de prisão em aberto, que podem aproveitar a concentração do público para praticar novos delitos. Policiais à paisana circulam misturados à multidão para identificar suspeitos.

Uma aeronave da PM reforça a estratégia de policiamento. Já a Patrulha do Sossego – braço da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), fiscaliza o uso de som alto em todo o litoral nos períodos de maior aglomeração de pessoas.

Além do esquema de segurança especial, PM e Bombeiros estão distribuindo pulseirinhas de identificação para crianças na orla marítima e nos locais de concentração de pessoas, facilitando que elas sejam localizadas caso se percam dos pais ou responsáveis.

Policiais serão deslocados de todo o Estado para o Litoral

PUBLICIDADE


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados