Policial / Notícias

06/12/18 - 01h53 - atualizada em 06/12/18 às 01h55

Bombeiros comunitários ajudam, por telefone, a salvar recém-nascida engasgada

Eles orientaram os pais a realizar a Manobra de Heimlich e a criança de apenas 20 dias voltou a respirar

Da Redação, com informações da Rádio Studio W

 


Uma recém-nascida de apenas 20 dias, que havia se engasgado com leite materno, conseguiu ser salva graças às instruções dadas pelos bombeiros comunitários de Mallet, via telefone. Na noite de segunda-feira (3), eles receberam o chamado de moradores da localidade de Lajeado de Cima. Angustiados, os pais da criança relataram a obstrução das vias aéreas do bebê.

Como o tempo é crucial para esse tipo de salvamento, o bombeiro comunitário Edimiro Rasche decidiu orientar os pais, por telefone, a executar os procedimentos da Manobra de Heimlich. Essa técnica consiste em deitar a cabeça sobre um dos braços, com a face virada para baixo. Com a outra mão, dar cinco leves palmadas nas costas, entre as escápulas; depois, virar a criança com a face para cima e soprar levemente as narinas e a boca ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE

Ao seguir as instruções, a mãe da criança disse que a recém-nascida recobrou o estado normal. Mesmo assim, o bombeiro Cleverson Cloda, que estava de auxiliar, e o motorista da ambulância da Secretaria de Saúde, Toninho Dzendzera, que estava de plantão, se deslocaram até o Lajeado de Cima para repetir os procedimentos, de modo que a criança expeliu o excedente de leite materno.

O motorista de caminhão Ginesio Lachman ficou de prontidão para qualquer eventual emergência relacionada a esse caso, que felizmente terminou bem.

PUBLICIDADE

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Considerando o ponto de vista da segurança pública, você concorda ou discorda da liberação da maconha?

  • Discordo
  • Concordo
Resultados