Política e Eleição / Notícias

20/10/18 - 11h32 - atualizada em 20/10/18 às 15h50

Irregularidades nas urnas devem ser comunicadas na hora

Mesários devem utilizar aplicativo para informar ocorrências ao TSE em tempo real, diz chefe do Cartório Eleitoral de Irati
Paulo Henrique Sava

O chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Dirceu Wrobel Júnior, solicita que os eleitores que tiverem problemas com as urnas ou constatarem quaisquer irregularidades no 2º turno das eleições, informem o fato no mesmo instante para os mesários nas seções. Todos eles possuem um aplicativo de denúncias chamado “Pardal”, disponível nos celulares. A orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é para que as ocorrências de problemas sejam comunicadas em tempo real diretamente ao órgão .

PUBLICIDADE

Conforme Dirceu, foram registradas quatro denúncias de eleitores que não conseguiram votar para presidente no 1º turno. A alegação dos eleitores é de que as urnas estariam encerrando a votação antes da conclusão do voto. Esta situação se verificou em praticamente todas as zonas eleitorais do Paraná. “O TRE está tomando as providências e o TSE também está ciente, pois é uma situação que ocorreu praticamente em todo o Brasil. Em algumas urnas, serão realizadas auditorias para averiguar se tem algum problema no programa ou se foi uma situação em razão da quantidade de candidatos que ela tem, de dados que foram postados nas urnas”.

As urnas contém dados como o nome, número e fotos dos candidatos, além de fotos dos eleitores e os números dos títulos de eleitor. No total, cada seção tem 400 eleitores cadastrados. “Se formos analisar sob o ponto de vista da informática, estas urnas devem estar apresentando travamento em razão deste excesso de informações que a gente tem, em relação às eleições que não eram realizada com biometria”, comentou Dirceu, comparando esta eleição com as de 2014 e 2016, nas quais não havia registro da biometria dos eleitores.

As denúncias de problemas nas urnas iratienses foram encaminhadas ao TRE. “Por se tratar de uma eleição federal, a competência para o processamento e a investigação é do Tribunal, e não da 34ª Zona”, frisou.

PUBLICIDADE

Houve problemas de filas em algumas seções, que passarão por adequações. Na próxima semana, também serão repassadas algumas informações aos mesários, com o objetivo de agilizar a votação no 2º turno. Alguns eleitores que não fizeram a biometria e estão com título cancelado compareceram para votar no 1º turno, o que também gerou transtornos. “Consequentemente o nome deles não estava no caderno de votação e nem os dados estarão dentro da urna, pois eles estão com o título cancelado e não conseguirão votar no 2º turno. A orientação é que, a partir do dia 05 de novembro [quando o cadastro volta ao normal e passará a aceitar novamente alistamentos e mudanças em dados dos eleitores], eles compareçam ao Cartório Eleitoral e regularizem sua situação”, finalizou.

Em Inácio Martins, a votação transcorreu de forma tranquila, conforme Dirceu. “Lá, não tivemos formalização de nenhum caso de eleitor que não conseguiu votar para presidente ou mesmo de urnas que pretensamente teriam encerrado a votação antes de ser pressionada a tecla ‘confirma’. Os únicos casos que tivemos lá mesmo foram os de problemas de funcionamento da urna, normalmente em relação à impressão. Isto decorre do próprio transporte que foi feito, pelo tipo de estradas que temos na região, muitas de terra, e a chuva prejudicou bastante. O movimento durante o transporte das urnas pode ocasionar um pouquinho de folga na bobina e algum tipo de dobra no papel e, na hora da impressão, ela não consegue imprimir de forma correta”, finalizou.

PUBLICIDADE

Cerimônias de carga e lacração e auditoria de urnas

Em Irati, a cerimônia de carga e lacração das urnas que serão utilizadas no 2º turno está marcada para a próxima segunda-feira, dia 22, às 9 h. Duas urnas serão sorteadas para passarem por auditoria, que deve acontecer no mesmo dia, a partir das 15 h, no Fórum Eleitoral de Irati, na Avenida Perimetral João Stoklos, 200. Toda a comunidade poderá participar das cerimônias, para as quais também foram convidados os presidentes dos diretórios regionais do PSL e do PT, acompanhados de um fiscal de cada partido.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados