Política e Eleição / Notícias

09/04/17 - 20h57 - atualizada em 09/04/17 às 21h26

Rio Azul – 100 anos: Câmara lança concurso cultural

Concurso pretende reunir fotos antigas e contemporâneas para compor acervo. As fotos selecionadas vão fazer parte de um livro que será lançado no dia do centenário

Da Redação 

No ano que antecede o centenário de Rio Azul, a Câmara Municipal lançou um concurso cultural, através do edital 02/2017, que pretende reunir fotos antigas e contemporâneas da cidade e, através delas, contar sua história. As fotos selecionadas pelo concurso “Rio Azul: 100 anos – Um resgate às memórias do centenário através da arte e da beleza das fotografias” vão ser expostas numa mostra permanente, num mural, e num livro que será lançado no aniversário de 100 anos de Rio Azul, em 14 de julho de 2018.

Confira o regulamento do concurso

Download do Arquivo

PUBLICIDADE
O convite para participar do concurso é estendido a toda a população. Não é oferecida premiação em dinheiro ou troféus. Todos os inscritos vão receber um certificado de participação. No entanto, as dez fotos que forem selecionadas e consideradas mais significativas pela Comissão Organizadora vão ganhar, além do certificado, a impressão da foto e o emolduramento.

A organização considera que o prêmio maior é ter o nome registrado junto ao acervo cultural do município, entre as pessoas que entregaram as fotos. Esse registro ficará guardado para a posteridade: pela foto, pela descrição que a identifica, pelo contexto histórico do material fotográfico, pelos personagens ou paisagens retratados nas fotos.

PUBLICIDADE
As fotos selecionadas serão publicadas num mural e num livro. Ainda está indefinido o número de fotos que vai compor o mural. As imagens escolhidas vão formar um grande mosaico que será uma espécie de pano de fundo para o plenário da Câmara Municipal. O livro, que será lançado no centenário de Rio Azul, vai contar a história do município através de textos descritivos e das fotos selecionadas no concurso.

Tanto no livro quanto no mural serão identificados os autores das fotos – quando possível – e o nome da pessoa que a resgatou e entregou ao concurso.

Todas as fotos entregues por ocasião do concurso vão passar a compor o Acervo Histórico da Câmara de Rio Azul.

Temática e categorias

As fotos para o concurso devem ter referência histórica específica relacionada à religiosidade popular; aspectos do patrimônio cultural; retratos de paisagens, fauna, flora, bioma; pontos turísticos; monumentos históricos; objetos; arquitetura; agricultura; meio; ambiente; esportes; folclore; fábricas; escolas; artesanato; gastronomia; costumes; festas e eventos; vida noturna; artesanato; trajes; recreação e lazer e lugares pitorescos.

São duas categorias de fotos: históricas (até o ano 2000) e atuais (de 2001 em diante).

Como participar

Qualquer cidadão com mais de 12 anos pode participar, sendo fotógrafo amador ou profissional. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. O formulário de inscrição deve ser preenchido e entregue na Secretaria da Câmara Municipal, na Rua Getúlio Vargas, 250, até o dia 29 de setembro de 2017, das 13h30 às 16h30.

No formulário de inscrição, devem constar como anexos, além da foto inscrita, o termo de responsabilidade e o termo de autorização e uso da imagem. A foto deve ser entregue em formato 10cm x 15cm ou maior, com uma identificação histórica por escrito, restando evidente que o registro tenha sido obtido em Rio Azul. Cada participante pode inscrever, no máximo, cinco fotografias.

As fotos originais em papel (em preto e branco ou coloridas) serão digitalizadas e, posteriormente, devolvidas ao proprietário. São admitidas também fotos digitais, com resolução mínima de 300 dpi.

PUBLICIDADE
Não são aceitas montagens. A seleção das fotos vai considerar aspectos estéticos, a mensagem transmitida, composição e cores da fotografia. Não serão escolhidas mais do que duas fotos por inscrito. O júri será composto por três vereadores da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Turismo e outros membros a serem definidos e indicados pelo presidente da Câmara.

As inscrições são gratuitas.
Prazos

As fotos e as inscrições devem ser entregues até o dia 29 de setembro de 2017. A seleção do acervo vai ocorrer entre 2 de outubro e 30 de novembro de 2017. A divulgação das fotos selecionadas será feita até o dia 1º de dezembro de 2017, no site da Câmara: www.cmra.pr.gov.br.

Câmara de Rio Azul lançou concurso cultural de fotografias


Comentários

Enquete

Se não está bem de Saúde, aonde busca o primeiro atendimento:

  • Santa Casa de Irati
  • Pronto Atendimento Municipal - PA
Resultados