Política e Eleição / Notícias

11/04/18 - 21h32 - atualizada em 12/04/18 às 11h29

Soldado Elias fala de trazer Colégio Militar para Irati

De acordo com o vereador, deputado Federal, Evandro Roman busca viabilizar recursos

Jussara Harmuch

Vereador pelo PSDB, Edson Luiz Elias, conhecido como soldado Elias, fez uso da Tribuna da Câmara na sessão desta semana para contar da intenção de trazer uma unidade do Colégio Militar para Irati

O vereador pelo PSDB, Edson Luiz Elias, conhecido como soldado Elias, fez uso da Tribuna na sessão do legislativo iratiense que aconteceu na noite de ontem. Ele falou da intenção de trazer uma unidade do Colégio Militar para se instalar em Irati. “Notícia sensacional magnífico projeto, uma ideia espetacular que surgiu do deputado Federal Evandro Roman do PSD”, disse.

Para ele a obra é grandiosa porque municípios vizinhos também irão se beneficiar. A participação do deputado Roman foi muito destacada na sua fala. “Ele está sendo personagem fundamental, pois se ofereceu para viabilizar recursos de Brasília e agendou reunião em Curitiba, que, inclusive já aconteceu, entre o comando geral militar, diretoria de ensino do colégio e autoridades municipais. O presidente da Câmara e o prefeito Jorge Derbli estavam presente. Foi como um toque de magia, uma comitiva do bem”, disse.

PUBLICIDADE

A expectativa é de que a unidade comece a funcionar em breve. “Esperamos a união de todos onde talvez em 2 anos tenhamos a 1ª turma em sala de aula”, estima e comenta que Irati será a segunda cidade do interior a receber o Colégio Militar. Em Londrina uma unidade entrou em funcionamento este ano.

O presidente da Câmara, Hélio de Mello (PMDB), contou que o imóvel sugerido para instalação é do antigo colégio Sagrado Coração, ao lado da Unicentro, no bairro Engenheiro Gutierrez. Mello acredita que, apesar de parte da estrutura estar comprometida, depois de uma reforma, o imóvel poderá abrigar uma ou duas salas de aula. Ele lembra que a área toda tem capacidade para construção de pista de atletismo, quadras esportivas e piscinas.

Recentemente, o prefeito Jorge Derbli, os vereadores Edson Elias e Hélio de Mello e o secretário de Planejamento, João Almeida Junior, se reuniram com o então comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Mauricio Tortato, para discutir a viabilidade de construir a unidade em Irati. Integrantes da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar estarão em Irati dentro dos próximos 15 dias para avaliar os locais sugeridos para instalação do Colégio Militar: uma área em frente ao Colégio Florestal e outra no antigo Colégio Sagrado Coração, ao lado do Campus Irati da Unicentro.

Roman conversou com integrantes do Ministério da Educação (MEC) para que o órgão federal libere o recurso de R$ 5 milhões para construção do espaço físico que vai receber o Colégio Militar.


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados