Política e Eleição / Notícias

20/12/16 - 17h06

Vereadores aprovam Plano Diretor de Irati

Documento apresenta diretrizes para o município nos próximos dez anos

Paulo Henrique Sava

Vereadores aprovaram Plano Diretor para os próximos 10 anos no município de Irati
Os vereadores aprovaram, em segunda votação, na sessão desta segunda-feira, 19, os projetos de lei relativos ao Plano Diretor do município para os próximos dez anos. O vereador Emiliano Gomes (PV) ressaltou que foram feitas diversas discussões para que o Plano pudesse ser realizado. “Nós fizemos parte principalmente na questão do mapa de uso e ocupação do solo, onde pudemos identificar diversas áreas verdes, mas isso foi um pedacinho. O que a Secretaria de Planejamento fez foi algo incrível, que está sendo estabelecido neste momento e aprovado por nós, é um momento histórico. Acreditamos que este plano será extremamente importante para designar o futuro do município nos próximos 15 a 20 anos”, frisou.

Para o vereador Mário Cordeiro (PSL), a aprovação do Plano Diretor representa um marco na história de Irati. “Vamos torcer para que o Executivo siga a lei, para que a cidade se desenvolva, e com este Plano Diretor, com certeza nós teremos uma cidade bem organizada”, ponderou.

O vereador Antônio Celso de Souza, o Xoxolo (PSD) destaca que o Plano Diretor norteará o futuro do município. Ele comparou o Plano Diretor ao projeto inicial de uma casa. “Se alguém vai fazer uma casa sem projeto, não sabe nem por onde começar. Este Plano vai nortear o crescimento, de que lado vai satisfazer o futuro do município, principalmente na questão de uma drenagem urbana, uso e ocupação do solo e principalmente cuidando do meio ambiente também. Este Plano, no futuro, poderá ser alterado, e estará à disposição um plano já votado. Entendo que Irati deve ganhar com isso”, comentou.

José Renato Kffuri (PSDB) agradeceu a todos que participaram da elaboração do Plano Diretor. “Quero que Irati cresça cada vez mais e que este plano venha a florir em muitos aspectos, em muitas áreas que estão com dificuldades, e a gente só tem a ganhar com este plano”, frisou.

Na mesma sessão, além do Projeto de Lei nº 136/2016, que regulamenta as modificações feitas ao Plano Diretor, também foram aprovados os Projetos de Lei nº 137, 138, 139, 140, 141, 142 e 143 do Executivo Municipal, e que estão atrelados ao Plano Diretor.

Os referidos projetos dispõem sobre o Código de Posturas, o sistema viário, o uso e a ocupação do solo urbano e rural, definem o perímetro urbano da sede do município e dos distritos de Guamirim, Gonçalves Junior e Itapará, e dispõem ainda sobre a gestão animal, o parcelamento do solo para fins urbanos e sobre as edificações em Irati. Cada um destes projetos está sendo explicado todas as sextas-feiras, aqui na Rádio Najuá, dentro do programa Espaço Cidadão, que vai ao ar diariamente as 9 horas. Acompanhe pela Najuá AM 990 e pelos nossos canais na internet.

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

Qual sua avaliação sobre a administração do prefeito Jorge Derbli?

  • Ruim
  • Razoável
  • Boa
  • Ótima
Resultados