Política e Eleição / Notícias

16/02/17 - 00h30 - atualizada em 16/02/17 às 12h20

Vereadores de Prudentópolis voltam a debater mudança de horário das sessões

No ano passado, eles rejeitaram a proposta de realizar duas sessões na semana, às terças e quintas, às 17h

Edilson Kernicki, com reportagem de Élio Kohut

PUBLICIDADE
O Legislativo de Prudentópolis voltou a discutir alteração no Regimento Interno para mudar o horário das sessões ordinárias da Câmara, que ocorrem às 20h, toda segunda-feira. Na segunda-feira passada (6), os vereadores empossados iniciaram os trabalhos da legislatura 2017-2020.

Segundo o presidente da Câmara, Marcos Roberto Lachovicz (PSDB), a ideia é mudar as sessões ordinárias das segundas-feiras para a faixa das 18h30, às terças, de modo a se tornar mais cômodo e conveniente para os vereadores que moram no interior, como é o caso de Adão Kostecki Primo (PSC), que mora em Jaciaba. Além dele, outros vereadores moram na área rural, como Valdir Bini (DEM) e José Pereira Neto (PTB).

Atualmente, sessões da Câmara acontecem nas segundas, às 20 h
A mudança da sessão para a terça-feira, conforme Lachovicz, tem a ver com a chegada de pautas do Executivo para serem apreciadas, muitas delas com urgência. “Vários pedidos chegam do Legislativo para o Executivo, às vezes, com processo de urgência. Como nossa pauta fica encerrada na sexta, na segunda temos que vir com urgência e, muitas vezes, as comissões permanentes não conseguem fazer seus trabalhos em cima desses projetos”, diz.

Dessa forma, as comissões permanentes teriam um dia a mais para analisar os projetos de lei que são encaminhados pelo Executivo antes de encaminhar para apreciação no Plenário. O horário das sessões ainda não foi definido e permanece em discussão. Na sessão ordinária de segunda-feira (13), houve pedido de vistas ao projeto de resolução que pretende alterar o horário das sessões.

A Câmara de Prudentópolis também aguarda os ofícios das emissoras de rádio que pretendem transmitir ao vivo as sessões para que, na próxima sessão, seja retomada a votação sobre o horário da sessão.

A proposta de mudança de horário das sessões ordinárias da Câmara de Prudentópolis segue para a segunda votação. Na primeira, foi analisada a constitucionalidade do projeto, que foi aprovada, e agora será analisado o mérito do projeto.

Em junho de 2016, os vereadores rejeitaram o projeto de resolução 005/2016, que propunha alteração do Regimento Interno da Câmara para que passasse a haver duas sessões ordinárias por semana, às terças e quintas, às 17h. Ficaram, portanto, mantidas as sessões ordinárias semanais, às segundas, às 20h. A proposta dependia da aprovação de dois terços dos vereadores.


Comentários

Enquete

Qual sua avaliação sobre a administração do prefeito Jorge Derbli?

  • Ruim
  • Razoável
  • Boa
  • Ótima
Resultados