Política e Eleição / Notícias

01/11/17 - 09h47 - atualizada em 03/11/17 às 13h09

Vereadores Mirins visitam Museu Oscar Niemeyer, ALEP e Palácio Iguaçu

“Foi uma experiência, onde aprendemos na prática tudo aquilo que estudamos em sala de aula. Esta visita ficará marcada para sempre na minha vida’, afirmou o vice-presidente mirim Raul Zainedin da Rocha

Assessoria Câmara Municipal de Irati

PUBLICIDADE

No dia 25 de outubro, os vereadores mirins, suplentes, diretoras e professoras, acompanhados do Presidente Helio de Mello, da coordenadora municipal, Dione Cristina, e dos vereadores Edson Luís Elias e Roni Surek estiveram em Curitiba, realizando visita no Museu Oscar Niemeyer, Assembleia Legislativa do Paraná e no Palácio Iguaçu, onde foram recebidos pelo Governador do Estado, Beto Richa.

A atividade que contou também com a presença do ex-vereador e autor do Programa Câmara Mirim, Rafael Felipe Lucas, objetiva levar ao conhecimento dos estudantes a rotina dos poderes públicos (legislativo e executivo), contribuindo para a formação da cidadania e o desenvolvimento do espírito crítico de cada um. Durante a visita, foi ressaltada a importância da participação de jovens na política e a aproximação com o cotidiano dos poderes.

As visitas tiveram início no Museu Oscar Niemeyer, um dos principais pontos turísticos da capital do Estado, onde os Mirins acompanharam de perto as diversas exposições. Mais do que um passeio no museu, a visita caracterizou um aprofundamento dos pequenos no mundo da cultura e da arte. A admiração e encantamento era visível no rosto de cada um.

Já na Assembleia Legislativa do Paraná, os Mirins foram recepcionados pela funcionária do cerimonial da ALEP, Jeniffer Sarti, que além de apresentar as instalações do Legislativo, repassou informações sobre os trabalhos dos deputados estaduais e no Plenário explicou o funcionamento das sessões e todo o processo legislativo. Os Vereadores puderam fazer perguntas e conhecer de perto o Presidente da Casa, Ademar Traiano e demais deputados, além de assistir o início da Sessão Ordinária do dia.

No Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, os mirins conheceram o acervo artístico e cultural conservado no local, a escada das debutantes, o jardim onde se encontra o mapa do Paraná, uma estrutura de concreto, esculpida em alto relevo pelo artista Miguel Roger, o salão para visitas presidenciais, entre outros espaços. Na sequência, os vereadores foram recepcionados pessoalmente pelo Governador do Estado, Beto Richa. Momento de euforia das crianças, que fizeram muitas perguntas relacionadas a este importante cargo que conduz o Paraná.

Segundo a presidente da Câmara Mirim, Luana Maria Batista da Luz da Escola João Paulo II, a experiência no legislativo do seu município tem ampliado bastante o seu interesse pela política. “Além da participação no Programa, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Governador Beto Richa e aprender mais sobre o nosso Estado”. Para o vice-presidente, Raul Zainedin da Rocha, da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, o passeio foi muito proveitoso. “Foi uma experiência, onde aprendemos na prática tudo aquilo que estudamos em sala de aula. Esta visita ficará marcada para sempre na minha vida, pois conheci pessoas que eu jamais imaginava ver. Agradeço a todos que fazem parte da câmara por terem nos presenteado com esta viagem”.

Para o vereador Bruno Otávio Bonfim de Mattos da Escola Ana Amaral Gruber “a viagem foi um momento de muito aprendizado sobre a cultura e a política do nosso Estado. Agradeço a recepção que tivemos por onde passamos e as nossas professores e vereadores pela oportunidade”. Já o vereador mirim, Luiz Henrique Leite, da Escola Olaria Filipaki que aproveitou a oportunidade para registrar através de fotos todos os momentos, resumiu a viagem como a melhor da sua vida.

De acordo com o Presidente da Câmara, Helio de Mello, esta é uma oportunidade única para que os Mirins possam ampliar o conhecimento em relação à política. “Nesta visita eles puderam sentar-se na cadeira dos deputados, saber mais sobre a função dos mesmos e conversar pessoalmente com o governador, aumentando ainda mais o interesse pelo poder público e pelas ações dos nossos representantes”, frisou o Presidente que também aproveitou a oportunidade para fazer algumas solicitações relacionadas a educação iratiense ao Governador Beto Richa.

Roni Surek e Edson Luís Elias também destacaram a importância do Programa Câmara Mirim para a formação cidadã das crianças. “Um programa que permite um conhecimento aprofundado sobre o processo político e democrático, mostrando que é possível, por meio da política, fazer o bem e transformar a realidade do município, estado e país”.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Irati, que encerra os trabalhos da gestão 2017, será realizada no dia 22 de novembro, às 9 horas no plenário da Câmara.

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

Supermercados abertos em domingos e feriados é uma boa ideia?

  • não
  • sim
Resultados