Política e Eleição / Notícias

02/01/17 - 00h05 - atualizada em 02/01/17 às 15h11

Prefeito e vereadores de Irati tomam posse

Durante a solenidade, foi eleita a Mesa Diretora da câmara para o biênio 2017-2018

Paulo Henrique Sava

PUBLICIDADE
Na noite desta sexta-feira, 30, Jorge Derbli (PSDB) tomou posse como prefeito de Irati nos próximos quatro anos. Na mesma sessão, também foram empossados os novos dez vereadores, que compõem a 26ª Legislatura do município. 

A solenidade foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Irati. Durante a sessão, também foi eleita a Mesa Diretora da casa para o biênio 2017-2018. O vereador Hélio de Mello (PMDB) foi eleito presidente da Câmara. Na mesma chapa, Roni Surek (PROS) ficou com a vice-presidência, Marcelo Rodrigues (PP) será o 1º Secretário e Nivaldo Bartoski (PSDB) assumirá a 2ª Secretaria.

Mello, que assume o quinto mandato consecutivo no Legislativo, afirma que ficou emocionado ao ver que as pessoas o reconheceram nas urnas pelo trabalho realizado na Câmara. “Eu acredito que este trabalho voltado para toda a comunidade, não só como legislador e fiscalizador, mas estando à disposição da comunidade 24 horas, é um fator que emociona bastante, principalmente porque, quando eu trouxe para a minha campanha o lema ‘gente que cuida de gente’, eu entendo que é o bem mais precioso da nossa população, da nossa comunidade. Divido este momento com as pessoas que caminharam comigo, em especial com a minha família, com a minha comunidade do Rio do Couro, com os meus alunos e colegas professores da escola, com todos da nossa população”, frisou.

Jorge Derbli assumiu a prefeitura, ao lado do vice, Amilton Komistki e dos 10 novos vereadores que comandarão o Legislativo iratiense

Público lotou o auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Irati

Como presidente, Hélio ressaltou que não quer tomar decisões sozinho. “Estar como presidente é conduzir a casa de leis, porém todo o funcionamento dela é em função dos vereadores. Eu acredito que, em um curto espaço de tempo, teremos algumas situações que precisarão ser resolvidas, mas eu acredito que precisamos ouvir a população para que isto aconteça”, comentou.

Hélio ressaltou que, a partir do momento da posse, pretende lutar por todo o povo de Irati. “Sou grato ao prefeito Odilon, sou grato ao grupo, que me deu oportunidade de continuar ‘pedalando’, porque, se , em uma bicicleta você parar de pedalar, vai acabar caindo. Então, esta oportunidade eu agradeço. Com relação à postura do vereador Hélio de Mello, enquanto Presidente da Câmara, aquilo que tiver que ser votado, se vier com transparência, se os nobres pares consentirem e que mereça ser votado, com certeza será colocado em votação. Aquilo que não houver entendimento, que houver dúvida ou medo de votar, será ouvida a população, ou chamado o Executivo, para que haja uma discussão. Não quero convencer voto nenhum de vereador, a favor ou contrário”, comentou.

Jorge afirma que deseja fazer um bom trabalho por Irati

Odilon Burgath (PDT) declarou, em entrevista, que deixará uma dívida de aproximadamente R$6,5 milhões

Após a cerimônia de posse, conversamos também com o prefeito Jorge Derbli. Ele disse estar preparado para os desafios que terá pelos próximos quatro anos. “A gente vai fazer um bom trabalho pela cidade. Estamos convictos de que a nossa administração será uma das melhores que já passou por Irati, junto com o Amilton (Komnitski, vice-prefeito), e nós vamos , se Deus quiser, trabalhar firmes a partir de segunda-feira”, comentou.

Na mesma noite, Jorge Derbli tomou conhecimento da situação financeira da Prefeitura, o que até então não havia ocorrido. Segundo o agora ex-prefeito, Odilon Burgath, a prefeitura deve encerrar o ano com um déficit de R$6,5 milhões. Sobre a vitória nas urnas, Jorge falou que a emoção foi grande. “A hora que a gente sobe ali [ na trbinua] para falar para este povo, que nos concedeu esta vitória, é emocionante. Ficamos emocionados, mas temos garra e força , e iremos conseguir, se Deus quiser”, comentou.  

Derbli assinou a ata de tomada de posse nas dependências da Prefeitura de Irati. A mãe de Jorge, dona Neiva, disse estar muito orgulhosa da vitória do filho. O prefeito afirmou que fica emocionado toda vez que se toca no assunto família.

Vice-prefeito, Amilton Komnitski (PSD)

Comentários

Enquete

Existe no Brasil a cultura do encarceramento e isso aumenta a crise penitenciária

  • Errado
  • Certo
Resultados