Rádio Najuá

Sciarra confirma pretensão do PSD de ter candidato a prefeito em Irati

07/06/12 - 23h48 - Atualizado em 07/06/12 - 23h48
Marli Traple        *Edição: Rodrigo Zub


A partir do próximo domingo, 10, começam a serem definidos os rumos da política municipal nos próximos quatro anos com o início das convenções partidárias. O dia 30 deste mês será o prazo máximo para que os partidos apresentem suas coligações, chapas e candidatos para o pleito de outubro. Ainda existem muitas indefinições e o período de “flerte ou namoro” como é conhecido, prossegue a todo vapor entre as siglas. Criado em 2011 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Partido Social Democrático (PSD), já começa a traçar seus objetivos a nível estadual. Em Irati, o objetivo é lançar uma candidatura própria para concorrer ao cargo de prefeito. A informação foi confirmada pelo deputado federal, Eduardo Sciarra, na semana passada.

Sciarra não descarta nenhuma coligação. Ele afirma que partido pretende formar uma ação conjunta para fortalecer a cidade
Em entrevista à equipe da Najuá, Sciarra afirmou que vários nomes importantes da política municipal se colocaram a disposição para fortalecer o partido. O deputado citou os nomes do prefeito Sérgio Stoklos e dos vereadores Laudelino Antonio Filipus e Sidnei Jonaldo Jorge (Sidão), que se filiaram recentemente, como lideranças que exercem papel fundamental no desenvolvimento do partido. Sidão, inclusive é o pré-candidato do PSD nas eleições majoritárias.

Sciarra diz que o partido está aberto para conversas com outras correntes políticas do município e que esta ação conjunta tem o intuito de fortalecer Irati. “A conversa tem sido com vários partidos que fazem parte do grupo que tem conduzido o município e até o período das convenções já haverá a definição”, comenta.

Procurador afirma que PSD não tem direito a tempo de TV

O procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, emitiu parecer contrário ao tempo de televisão para o PSD. Com isso, o processo segue agora para o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral. O procurador é a principal autoridade do Ministério Público Eleitoral.

O parecer do procurador não acolheu nenhuma das argumentações apresentadas pelo PSD. A tese da "portabilidade dos votos proporcionais" foi afastada pela Procuradoria seguindo a mesma linha das impugnações apresentadas pelos partidos políticos ao pedido do PSD. Para a PGE, "a representação [partidária], para efeito do direito pleiteado, é aquela decorrente da disputa eleitoral, da qual haja o partido político participado regularmente", não sendo esse o caso do PSD, que ainda não participou de nenhuma eleição para a Câmara dos Deputados

Tempo de rádio e TV

Sobre a dificuldade do partido em não possuir o tempo de mídia para rádio e TV, Siarra explicou que esse fator não interfere em municípios como Irati. Para ele, a propaganda eleitoral pode fazer a diferença em grandes centros. Mesmo assim, ele lembra que as alianças com outros partidos será importante para suprir a ausência de divulgação na imprensa radiofônica e televisiva. Sciarra ainda acredita que nos próximos dez dias aconteça uma mudança relacionada a este assunto. “As convenções se iniciam em 10 de junho e encerram no dia 30. Por isso, estou muito confiante que a gente venha a ter o tempo de rádio e TV”, disse.

Número de vereadores

O deputado federal defende a decisão dos vereadores em manter o número de dez cadeiras, já que este era o anseio da população, que não queria o aumento mesmo com a legislação permitindo. Sciarra afirmou que o assunto foi discutido entre o partido e que as lideranças locais tiveram uma grande contribuição nesta decisão.

Ajuda

Em relação à importância de ter o seu nome vinculado ao PSD, Sciarra agradeceu pelo reconhecimento que tem recebido da população de Irati. Em função disso, ele diz que tem batalhado para destinar emendas e manter o vínculo com a cidade.
“Este grau de conhecimento que tenho com a população de Irati, logicamente ajuda os candidatos do partido”, avaliou.

Stoklos deputado?

Perguntado sobre a possibilidade de Sérgio Stoklos concorrer para deputado estadual em 2014, Sciarra afirmou que o partido deverá discutir este assunto após as eleições municipais. No entanto, o deputado fez questão de ressaltar o bom trabalho desempenhado por Stoklos na administração municipal. “O Sérgio realmente mudou a cara de Irati. A administração dele foi realizadora. Não sei das aspirações políticas dele, mas com certeza é um quadro político importante da região centro-sul e seria um excelente candidato para aspirar outros cargos”, entende.