Rádio Najuá

Final do Campeonato Amador será entre Guarani e Valinhos

30/11/14 - 21h25 - Atualizado em 30/11/14 - 21h25
Rodrigo Zub

Guarani e Valinhos decidem o título do Campeonato Amador 2014. As duas equipes que fizeram parte do grupo A na primeira fase se garantiram na decisão da competição neste domingo, 30, quando foram realizadas as partidas de volta da semifinal.

No estádio Emílio Gomes, em Irati, o Guarani recebeu o Independente precisando de um empate para conseguir a classificação. No jogo de ida disputado em Rio Azul, o Guarani havia vencido por 3 a 2. Em busca do bicampeonato do Campeonato Amador, o Independente conseguiu devolver o placar da primeira partida e derrotou o time do bairro Riozinho por 3 a 2. Timola e Gauchinho marcaram os gols do Guarani na partida. Já o Independente balançou as redes com Cláudio, Crentinho e Vilmar. Com isso, a vaga foi decidida nos pênaltis. O Guarani teve mais competência e saiu vencedor por 8 a 7.

Ainda no tempo normal, uma confusão acabou paralisando a partida entre Guarani e Independente. Um torcedor do time rio-azulense teria feito sinal de silêncio para a torcida do Guarani, após o Independente virar o jogo e levar a decisão para os pênaltis. A partir daí, teve início uma briga generalizada entre torcedores das duas equipes, que envolveu mulheres e até crianças. Houve invasão de campo de torcedores e não havia policiamento no estádio no momento da confusão. A Polícia Militar foi acionada posteriormente e conseguiu identificar quatro pessoas envolvidas na briga. Quando os ânimos já estavam sendo controlados, ocorreu uma nova confusão. Com isso, outras viaturas da PM foram deslocadas até o local. Os envolvidos nas brigas ocorridas no estádio Emílio Gomes foram encaminhados até a sede da 8ª Cia da PM de Irati, para assinarem o Termo Circunstanciado (TC).

Essa foi à segunda vez que o Guarani eliminou o Independente de uma competição em 2014. No primeiro semestre, as duas equipes decidiram uma vaga na final da Copa Folha de Irati, em jogo único, que também foi realizado no estádio Emílio Gomes. Após empatarem por 3 a 3 no tempo normal, Guarani e Independente decidiram a classificação nos pênaltis. Naquela oportunidade, o time iratiense venceu por 7 a 6 e avançou na competição, que acabou sendo campeão após vencer o Iraty na decisão.

Valinhos arranca empate em Rebouças


Na outra semifinal, Valinhos também jogava com a vantagem do empate contra a Vila Maria, em Rebouças. Jogando em casa e com o retrospecto de ter obtido a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Amador, o time reboucense espera reverter a derrota por 5 a 3 do primeiro jogo em Teixeira Soares. Porém, o time visitante conseguiu segurar a pressão do rival e não sofreu gols. Desta forma, o empate por 0 a 0 foi o suficiente para o Valinhos obter a classificação.

Valinhos e Guarani já foram adversários na primeira fase do Amador


Valinhos e Guarani decidem o Campeonato Amador em duas partidas. O primeiro confronto será com mando de campo do Guarani, pois o Valinhos terminou com mais pontos na soma da primeira fase e da semifinal da competição. As datas e horários das partidas decisivas ainda serão anunciados pela Liga Iratiense de Futebol, que organiza a competição.

Na primeira fase, Guarani e Valinhos se enfrentaram duas vezes. No estádio do Jecão, em Engenheiro Gutierrez, o time iratiense venceu por 3 a 0. O Valinhos deu o troco no jogo de volta e derrotou o Guarani por 1 a 0.


Campeonato Amador 2014 é denominado "Copa Real Center"