Rádio Najuá

Futuro bispo da diocese de União da Vitória visita cidade

13/03/19 - 20h42 - Atualizado em 13/03/19 - 20h42

Da Redação, com informações da Diocese de União da Vitória 

Monsenhor Walter Jorge Pinto assume comando da Diocese de União da Vitória a partir do dia 27 de abril

O monsenhor Walter Jorge Pinto, designado pelo Papa Francisco para assumir a Diocese de União da Vitória em janeiro, visita a cidade nesta semana, onde passará dois dias, quinta (14) e sexta-feira (15). O futuro bispo será acompanhado pelo padre Mário Fernando Glaab, administrador diocesano de União da Vitória, em seu primeiro contato com a diocese.

Entre os compromissos do monsenhor nesta primeira visita a União da Vitória, está uma visita à Igreja Catedral, onde ele tomará posse como bispo no dia 27 de abril, na missa das 10h. Também está programada uma visita ao Seminário Diocesano para um bate-papo informal com padres e diáconos.

Nesta quinta (14), na Cúria Diocesana, o monsenhor concede uma coletiva de imprensa, para falar de sua ordenação episcopal, na Matriz São João Batista, na cidade de Viçosa (MG). Também será tema da coletiva a posse do futuro bispo.

PUBLICIDADE

Cerca de 80 pessoas devem ir em caravana de União da Vitória até a cidade de Viçosa, em Minas Gerais, para acompanhar a ordenação do monsenhor como bispo. 

Novo bispo

O Boletim de Imprensa da Santa Sé (Vaticano) publicou em 9 de janeiro de 2019 a nomeação, pelo Papa Francisco, para que o padre Walter Jorge Pinto, pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena (MG), na Arquidiocese de Mariana (MG), se torne o novo bispo da Diocese de União da Vitória.

A diocese está sem bispo desde a morte de Dom Agenor Girardi, em 8 de fevereiro de 2018, vítima de um quadro infeccioso grave, que o levou à falência múltipla de órgãos. Nesse período, a diocese tem sido administrada pelo padre Mário Fernando Glaab.

PUBLICIDADE

O futuro bispo de União da Vitória nasceu em Ubá (MG), em 12 de fevereiro de 1963, e tem 56 anos. Aos 33 anos, em 1996, ingressou no Seminário São José, na Arquidiocese de Mariana, onde cursou Filosofia e Teologia. Ele fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da Arquidiocese de Juiz de Fora. 

Padre Walter também é engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Na mesma instituição, fez o mestrado em Fitotecnia. Ele foi ordenado diácono em 2001 e, em 2002, tornou-se padre, ao ser ordenado na Arquidiocese de Mariana.

Ao longo de sua trajetória sacerdotal, o padre Walter Jorge foi pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG); administrou a Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta (MG) e foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa.

PUBLICIDADE

Como membro do Conselho dos Consultores da Arquidiocese de Mariana, ele assessora a Pastoral Familiar. Durante três anos, foi vigário episcopal. Também foi representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiterial, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

Diocese

A Diocese de União da Vitória conta hoje com 37 padres, nove diáconos permanentes e cerca de 30 religiosas. Cerca de 400 capelas se distribuem em 25 paróquias, que abrangem uma população de aproximadamente 350 mil pessoas, em 14 municípios: União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo.