Rádio Najuá

Iratiense é campeão paranaense de gaita

06/11/11 - 00h13 - Atualizado em 06/11/11 - 00h13
Rodrigo Zub

No sábado, 28, foi realizado na cidade de Pontal do Paraná, a final do Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha (Fepart). Durante as disputas, dois iratienses brilharam e voltaram para casa com conquistas importantes na bagagem.

Alexandre Oconoski (Xandão) se sagrou campeão na categoria Gaita Peão Adulto. Já o Cantor Gilson Rocha terminou na segunda colocação na modalidade interprete solista vocal. O fato curioso é que ambos representaram o CTG Chaleira Preta de Guarapuava.

Em entrevista à equipe da Najuá, Xandão contou alguns detalhes de sua preparação para a competição. Segundo ele, o trabalho teve início há cerca de um mês quando os treinamentos foram intensificados.

Xandão- Campeão Paranaense na categoria Gaita Peão Adulto
O gaiteiro afirma que contou com a sorte, pois o sorteio determinou que ele executasse um xote, ritmo de sua preferência. “Eram cinco ritmos, poderia tocar qualquer música que você quisesse desde que fosse o ritmo sorteado. Tive sorte de sortear o ritmo xote, daí eu executei a música ‘O gavião’, do Edson Dutra. Ela foi muito apreciada pelos avaliadores e Graças a Deus, eu consegui esse título que pra mim era um sonho. Hoje, eu posso dizer com orgulho que sou campeão do Estado”, enalteceu.

Trajetória

Até realizar o sonho de ser Campeão Paranaense, Xandão passou por muitas dificuldades, principalmente para aprender a tocar gaita. A falta de professores fez com que ele e outros meninos tivessem que contar com a ajuda e a paciência dos mais experientes. Quem "pagava o pato" eram amigos e pessoas próximas que recebiam os aprendizes em suas casas.

“Eu comecei no ano de 2000, nessa época em Irati, a gente aprendia como podia, se alguém sabia tocar íamos até ela. Enquanto, ninguém ensinasse alguma coisa nós não parávamos de atormentar”, relembra Xandão.

O gaiteiro diz que essa realidade começou a mudar quando ele conheceu um professor de acordeon, da cidade de Soledade/ RS. O gaúcho esteve em Irati trabalhando como jurado durante a realização do Festival de Música Tradicionalista.

“Ele veio avaliar o festival e mantive contato com ele. Depois acabei indo estudar em Soledade. Eu ia uma vez por ano pra lá, ficava uma semana e voltava pra cá. Fiz isso durante três anos. Aí depois eu fui estudando sozinho. Agora estamos sossegados nessa parte”, conta.

Vaga garantida em Festival Nacional

Vale destacar que a conquista do título de Campeão Paranaense em 2011, garantiu a qualificação de Xandão para o Festival Nacional de Artes e Tradições Gaúchas (Fenart). Lembrando que nesta competição, participam os dois últimos campeões de cada Estado. Como venceu o Circuito neste ano, Xandão está automaticamente classificado. O outro representante paranaense na disputa nacional será o Campeão da edição 2012 do Fepart.

Até o momento ainda não está definido o local onde será realizada a competição. Provavelmente o Fenart 2013, deve acontecer na região Norte, já que os dois últimos festivais ocorreram no Sul do País, o último deles na cidade de Triunfo/ RS, em janeiro deste ano.