Cultural / Entretenimento

28/08/19 - 22h09 - atualizada em 29/08/19 às 09h24

Abertas inscrições para 1º Concurso de Haicai Professor José Maria Orreda

Concurso é aberto ao público em geral e se divide em duas categorias: infanto-juvenil e adulto

Da Redação, com informações Assessoria e reportagem de Paulo Sava 

Professoras Eliane Born Boff e Dorotéia Iantas Miskalo falaram sobre concurso de Haicai em participação no programa "Meio Dia em Notícias" da Super Najuá FM 92.5

O Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, de Irati, está com inscrições abertas para o 1º Concurso Professor José Maria Orreda. A iniciativa do Grêmio é aberta ao público em geral e tem como finalidade divulgar o haicai, modalidade de poesia japonesa, com estrofes compostas de três versos de cinco, sete e cinco sílabas e que têm a natureza como pano de fundo.

Nesta primeira edição, o tema das poesias é “abelha”, palavra que deve constar, obrigatoriamente, em um dos versos do haicai. “O tema tem tudo a ver com o nome da nossa cidade: ‘Ira’ = mel; ‘ti’ = rio; ‘rio de mel’ [na língua tupi-guarani]. É o nome indígena dado à nossa cidade. Além de que as abelhas garantem a polinização e, com ela, os alimentos e a vida humana”, explica a professora Dorotéa Iantas Miskalo, uma das organizadoras do concurso.

O concurso será dividido em duas categorias: infanto-juvenil, para participantes de até 15 anos, e adulto, para participantes com 15 anos ou mais. Cada participante pode inscrever apenas um haicai, inédito, de sua própria autoria. Serão classificados dez haicais de cada categoria, com possibilidade de menções honrosas, que estamparão o livro “Rio de Mel – Antologia de Haicai”. A premiação será a publicação do haicai no livro e um exemplar da obra, a ser lançada em agosto do ano que vem, no 8º Encontro Regional do Haicai Irati.

PUBLICIDADE

Os trabalhos a serem enviados devem ser impressos em papel A4. No rodapé da mesma folha, o inscrito deve incluir o nome do autor, a categoria (infanto-juvenil ou adulto), endereço completo, telefone e e-mail.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Serão aceitos somente trabalhos enviados via Correios, para o Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, aos cuidados de Dorotéa Iantas Miskalo, Livraria Sebo Centenário, Rua 15 de Julho, 310, Centro, Irati – PR, CEP 84500-000.

As inscrições se estendem até o dia 31 de outubro. Vale como prova do cumprimento do prazo de inscrição o carimbo dos Correios. O regulamento completo pode ser acessado no site da Prefeitura de Irati (www.irati.pr.gov.br).

Informações complementares pelos telefones (42) 3422-2947 e (42) 99922-2568.

Concurso promovido pelo Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro

Mestre iratiense

O concurso presta tributo a José Maria Orreda (1936-2014), professor de Educação Física, historiador, jornalista, defensor das causas humanistas e ambientais, foi grande incentivador das artes e do esporte.

Sua atuação em Irati como educador, pensador e articulador possibilitou conquistas fundamentais nas áreas da educação e do desenvolvimento regional. Orreda também teve profunda contribuição na pesquisa e documentação histórica do município de Irati, com a organização de revistas e publicação de livros.

Enquanto chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, incluiu o haicai na rede de ensino público da região e incentivou a participação em concursos, o que resultou a alunos e professores do Centro-Sul paranaense destaque no cenário nacional e internacional.

PUBLICIDADE

Comentários