Cultural / Entretenimento

28/08/19 - 22h45 - atualizada em 29/08/19 às 09h06

Alunos de Irati e região se classificam para Concurso Brasileiro de Haicai

Alunos dos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet, Prudentópolis, Rebouças e Teixeira Soares obtiveram 86 colocações gerais no concurso

Edilson Kernicki

Professoras Eliane Born Boff e Dorotéia Iantas Miskalo

Alunos de escolas iratienses foram classificados no 18º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-Juvenil, organizado pelo Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai do Brasil. O concurso infanto-juvenil abrange estudantes menores de 18 anos e é disputado em quatro categorias: infantil – para alunos de até 10 anos; juvenil I – alunos de 11 a 14 anos; juvenil II – alunos de 15 a 17 anos e categoria especial – para alunos com deficiência, sem limite de idade.

O tema do concurso é “Alegrias da minha terra” e os vencedores serão divulgados em 20 de setembro, nos sites: www.kakinet.com/concurso/ e www.facebook.com/gremiohaicaiipe.

A professora Dorotéa Iantas Miskalo adianta que, na categoria infantil, a aluna Ana Júlia Basso, de oito anos, tirou o 1º lugar. Ela estuda na Escola Municipal João Batista Anciutti, do bairro Riozinho, e teve orientação da professora Márcia Aparecida Valenga. O haicai classificado: “Véspera da festa/ No ensaio da quadrilha/ Acerto o passo”.

Na mesma categoria, o aluno Jean César Bassani, de 10 anos, do Colégio Estadual Trajano Grácia, de Engenheiro Gutierrez, ficou em 2º lugar. Ele teve orientação da professora Salete Franczak. “Tarde de outono/ No torneio de futebol/ Faço mais amigos”.

O 3º lugar ficou para uma estudante de Mallet, da Escola Municipal Nossa Senhora de Monte Claro. A aluna Kauane Aparecida Boraski, de apenas seis anos, orientada pelas professoras Carmem Guimarães e Roseli Palamar, escreveu “Brinco na grama/ Vejo amoras maduras/ Chamo as amigas”.

PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

No juvenil I, o aluno do Colégio Estadual Duque de Caxias, Marcelo Vinícius Bregino, de 12 anos, ficou em 1º lugar com o haicai “Ronco dos motores/ O plantio dos trigais/ de manhã à noite”. Ele recebeu orientação do professor João Carlos dos Santos. Em 3º lugar, nessa categoria, o aluno Calebe Felipe de Souza Cabral, de 14 anos, do Colégio Estadual do Campo Faxinal dos Marmeleiros, do interior de Rebouças, foi orientado pela professora Carla Micheli Carraro.

Os alunos Camili Caetano, de 12 anos, da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, em Irati; Cleiton Rodrigo Batista, de 35 anos e Diego Castelo Branco Martinhaki, de 24 anos, também da Escola Matilde Araújo do Nascimento, Mailon Luã de Souza Dorochinki, de 12 anos, do Colégio Estadual Trajano Grácia, de Engenheiro Gutierrez e Marina Anciutti, de oito anos, da Escola Municipal João Batista Anciutti, do Riozinho, receberam menções especiais.

Alunos dos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet, Prudentópolis, Rebouças e Teixeira Soares obtiveram 86 colocações gerais no concurso. Participaram dele, ao todo, 2.042 alunos, de 39 escolas, 69 professores de 19 cidades dos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo e do Distrito Federal.

Destes, a maior participação foi de alunos da nossa região: 23 escolas inscritas, com participação de 40 professores, que orientaram 1.128 trabalhos. Só de Irati, foram 406 inscritos e 39 classificados; Rebouças teve 140 inscritos e 11 classificados. Mallet inscreveu 338 haicais; Prudentópolis, 105; Fernandes Pinheiro, 99 e Teixeira Soares, 55. Juntos, esses trabalhos resultaram em mais nove classificações.

PUBLICIDADE

Comentários