Cultural / Entretenimento

10/05/19 - 00h50 - atualizada em 10/05/19 às 00h58

Cine Clube especial terá lançamento de livro e oficina de edição

Assessoria de Comunicação da PMI


No dia 18 deste mês, o tradicional Cine Clube do Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati, terá edição especial. O evento começará às 15h, com lançamento do livro “Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica”, do jornalista Vinicius Augusto Carvalho, que também é professor e editor audiovisual.

Na mesma oportunidade, haverá exposição comemorativa dos 20 anos do Vimark Cine, a sala de cinema que permitiu aos apreciadores da sétima arte assistirem aos diversos filmes de sua preferência na telona, entre 1999 e 2005. Constarão da mostra equipamentos, fotos, cartazes e coleção de filmes reunidos pelo casal Casio e Catarina Carvalho, proprietários do cinema, durante o período em que funcionou.

Para os profissionais ou amadores envolvidos na produção de vídeo, também durante o evento, haverá uma oficina de edição, ministrada por Vinicius Carvalho, onde será “desmontada” uma cena do filme “Bohemian Rhapsody”. A produção foi vencedora do Oscar 2019 em quatro categorias: melhor ator, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhor edição. Recebeu também a indicação a melhor filme da competição deste ano.

PUBLICIDADE

Fechando a programação, o Cine Clube apresentará o filme “Um Lugar ao Sol”, do ano de 1951, dirigido por George Stevens. O drama foi indicado ao Oscar de melhor filme em 1952, porém ganhou nas categorias melhor realizador, melhor fotografia, melhor guarda-roupa, melhor edição, melhor banda sonora e melhor argumento adaptado. Foi o vencedor de melhor filme – drama, no Globo de Ouro no mesmo ano.

O evento tem entrada franca e é uma iniciativa da família Carvalho, em parceria com a Centenário Sebo e Livraria, Centro Cultural Clube do Comércio, ALACS e Prefeitura. Informações pelos telefones 3907 3158, 3422 7007 e 9 9801 7525.

Profissional tem trajetória na área audiovisual

Vinicius Augusto Carvalho é jornalista, professor e editor audiovisual. Mestre em Gestão da Economia Criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica pela Universidade Federal Fluminense. É também coordenador do Portal de Jornalismo da ESPM-Rio, onde leciona edição de vídeo e Tecnologias da Informação e da Comunicação para os cursos de Cinema e Audiovisual, Design e Jornalismo. Foi editor em programas jornalísticos e de entretenimento na TV Globo durante 13 anos e hoje atua como montador audiovisual freelancer.

PUBLICIDADE

A relação com cinema começa na década de 90, assistindo a filmes de locadora no então moderno videocassete da família. Na virada do século, os pais realizaram o sonho de construir um cinema na cidade, o Vimark. “Montar um filme em película e projetá-lo para uma plateia não é uma experiência que passaria incólume”, confessa Vinicius, que tem a montagem de um curta-metragem no currículo chamado "Retângulos Brancos".

Confira entrevista completa no site www.irati.pr.gov.br .


Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados