Cultural / Entretenimento

28/10/19 - 21h19 - atualizada em 29/10/19 às 23h25

Espetáculo de dança “Guernica” é apresentado em Irati

Apresentação leva um misto da cultura espanhola e contemporânea ao Paraná

Da redação

Fotos: Maringas Maciel


A produtora Rumo Produções Culturais, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati, apresentou neste domingo, 27, o espetáculo de dança “Guernica”, dirigido pela atriz e produtora cultural Laura Haddad. As apresentações foram gratuitas e aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, o “Batatão”, e no Parque Aquático. O espetáculo trouxe um misto de dança contemporânea e cultura flamenca para a população. 

O evento é patrocinado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) do Governo do Estado, com apoio da Copel.

O grupo é composto por 9 bailarinos, sendo seis de dança contemporânea e três “balaores”, ou seja, especializados em Flamenco. O projeto teve início em 2013, quando Haddad cursou a disciplina de Arte, Dramaturgia e Cultura Espanhola da Universidade de Salamanca. 

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

 “Obviamente, trabalhando com a arte e a cultura espanholas, me veio a tela do Guernica, de Picasso, que é muito representativa e sem dúvida uma das grandes obras do século XX. Enquanto eu estava na Espanha, visitei Guernica e me sensibilizei fortemente com toda a situação e a história deste lugar. A ideia surgiu deste “estar presente”, do vivenciar esta cidade, este povo e esta cultura”, frisou Haddad. 

A bailarina Ane Adade, paulista que atua na dança há 28 anos, comenta que não houve dificuldade na adaptação da obra de Picasso para o espetáculo, uma vez que ela está muito próxima da nossa realidade, repleta de guerras e guerrilhas em vários países. “Picasso coloca isto (representação da guerra) muito bem dentro daquela tela gigantesca. Para a gente é inspirador, até porque não é um assunto que está longe da gente, pois temos vivido muitas outras guerras além de Guernica”, comentou.

Ao longo das entrevistas e apresentações, é notório o engajamento e o orgulho dos bailarinos de fazer parte de um projeto que leva a arte para diversos lugares. A companhia vem realizando um circuito de apresentações pelo estado do Paraná. Nas próximas semanas os municípios que receberão as apresentações são Francisco Beltrão, Cambé, Rolândia e Umuarama.

Comentários