Cultural / Entretenimento

14/03/19 - 20h24 - atualizada em 14/03/19 às 20h32

Grupo Karolinka vai se apresentar no maior festival de cultura polonesa do mundo

Grupo folclórico de São Mateus do Sul é um dos 36 que vão participar do 50º Festival de Rzeszów, na Polônia

Da Redação, com informações da Difusora do Xisto 

Grupo folclórico de São Mateus do Sul é um dos 36 que vão participar do 50º Festival de Rzeszów, na Polônia

Reconhecido no Brasil pelo trabalho em prol da preservação do folclore e da cultura polonesa, o Grupo Karolinka, de São Mateus do Sul, comemora a seleção para participar do maior festival de cultura polonesa do mundo: o Festival de Rzeszów, que realiza sua 50ª edição entre os dias 17 e 25 de julho deste ano, em Rzeszów, na Polônia.

Desde que a participação do grupo foi confirmada, em fevereiro, cresce entre os integrantes a expectativa pela realização do sonho em se apresentar na Polônia; sonho que acompanha o grupo desde sua fundação, em 1992.

A diretoria do Karolinka decidiu no começo do ano passado que tentaria participar do Jubileu do Festival, em 2019 e, desde então, promoveram atividades a fim de arrecadar fundos para custear a viagem. Ainda assim, o sonho parecia distante, porque o dinheiro arrecadado era muito aquém do suficiente para bancar todas as despesas dos integrantes. Esses custos passam de R$ 150 mil.

PUBLICIDADE

Além do dinheiro, é necessário passar pelo crivo da seleção dos organizadores do festival, que recebem inscrições do mundo todo. Para a felicidade do Grupo Karolinka, três semanas depois de efetivar a inscrição, em fevereiro eles receberam a notícia de que foram aprovados e que estão entre os 36 grupos classificados para o Festival. “A expectativa era muito grande.Todos acreditavam na aprovação.Mas sempre estávamos com aquele frio na barriga do ‘e se não passar?’”, comenta a dançarina Iris Janoski, coordenadora do grupo.

O Karolinka dividirá o palco com grupos consolidados de países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Lituânia, Moldávia, Reino Unido, Rússia e Suécia. “Vamos ter a oportunidade de conhecer o famoso Karolinka de Londres”, comemora Irio Janoski, diretor do grupo são-mateuense.

PUBLICIDADE

Além da participação no Festival de Rzeszów, o Karolinka também fará uma turnê em outras seis importantes cidades polonesas: Cracóvia, Bydgoszcz, Gdanski, Torun, Zakopane e Varsóvia. Serão 18 dias de viagem, ao todo.

Como ajudar

O Grupo Karolinka ainda depende de patrocínios para o custeio da viagem dos integrantes que vão até a Polônia se apresentar. A viagem custará em torno de R$ 150 mil. A campanha Empresa Amiga do Karolinka já reúne 18 empresas.

Pessoas físicas também podem contribuir, com doações espontâneas para a conta corrente do grupo no Banco do Brasil.

Banco do Brasil

Grupo Folclórico Polonês Karolinka

Agência: 06556

Conta Corrente: 63401

CNPJ: 03594865/0001-11

Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42991135618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC 

Comentários

Enquete

Você acha certo que nas escolas públicas se cante o Hino Nacional

  • Não deveria ser cantado
  • Só em ocasiões cívicas
  • Uma vez por semana
  • Todos os dias
Resultados