Futebol / Esportes

05/10/19 - 10h38 - atualizada em 05/10/19 às 11h07

6º Jantar dos Torcedores do Coritiba ocorre neste sábado

Evento será realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais a partir das 20 horas. Renda será revertida para a Comunidade Bethânia

Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava 

Ingresso para o jantar custa R$ 30. Crianças até oito anos não pagam

Ocorre neste sábado (5) a 6ª edição do Jantar dos amigos do Coritiba Foot Ball Club, a partir das 20 horas na Associação dos Servidores Públicos Municipais, no bairro DER, em Irati. O evento, promovido por um grupo de torcedores do Coxa, será aberto a toda a comunidade e terá toda a renda revertida para a Comunidade Bethânia.

Antes do jantar, haverá um amistoso entre o time de Masters do Coritiba e a seleção de Irati, no Estádio Fioravante Slaviero (campo do Olímpico), a partir das 16 horas. O ingresso para o jogo será a doação de um material de limpeza, em benefício da Comunidade Bethânia.

Os convites para o jantar estão sendo vendidos a R$ 30. Crianças até oito anos não pagam ingresso. César Bacil, um dos organizadores do evento, conta que a ideia surgiu de um grupo de amigos que decidiu participar de uma festa sem a venda de bebidas alcoólicas, uma vez que a Comunidade Bethânia ajuda pessoas a se libertarem do vício do álcool.

“Hoje, vemos nos estádios e em qualquer evento esportivo, que sempre tem cerveja. Tem que ter? Não. Conseguimos fazer o primeiro com 100 pessoas e foi aumentando. Hoje, temos orgulho em dizer que já estamos com 400 pessoas. Fazemos esse jantar todo ano, deu certo, em prol da Comunidade Bethânia. A sociedade aderiu e acredito que já temos quase todos os ingressos vendidos”, diz Bacil. Vários ex-jogadores do Coritiba confirmaram presença no evento, atendendo a um sonho dos organizadores, e por sensibilidade à causa da Comunidade Bethânia.

PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Foto do Jantar dos amigos do Coxa realizado em 2017

O padre Wellington Costa, que atua junto à instituição há cinco anos, acredita que o esporte, agregado à espiritualidade, ajuda a despertar a boa vontade e o melhor das pessoas, o que resulta na realização de eventos como este jantar. “Quando conseguimos agregar espiritualidade, esporte e boa vontade, vamos perceber que não precisa de dependência química, nem buscar em outros lugares aquilo que é tão simples e que está ao nosso redor. Se tivermos disposição, garra e força, conseguimos ir para frente e sermos felizes assim”, diz.

Conforme o sacerdote, o apoio da comunidade é vital para a manutenção do trabalho na Comunidade Bethânia. “É fundamental, porque muitos dos filhos e filhas [como são chamadas as pessoas que vivem na Comunidade Bethânia em busca de recuperação] são casos vindos de rua e não têm nenhuma condição, vêm de famílias desestruturadas e de famílias que já desistiram da pessoa – marido que abandonou a esposa e vice-versa. Quantos filhos chegam na casa e falam ‘padre, já não tenho mais pai nem mãe, não tenho para onde ir’. Não temos como cobrar e, de fato, não cobramos. Única coisa que pedimos ao filho é que ele queira realmente mudar de vida”, enfatiza. Uma vez que não há cobrança, a manutenção da casa depende, essencialmente, de doações.

PUBLICIDADE

Quem quiser adquirir ingressos para o jantar da Comunidade Bethânia pode entrar em contato com César Bacil pelo telefone (42) 9-9815-0611 ou com o responsável pela entidade, Washington Ferreira, pelo telefone (42) 9-8428-1149.

César Bacil e padre Wellington Costa falaram sobre o jantar do Coxa em entrevista no estúdio da Rádio Najuá

Comentários