Futebol / Esportes

19/06/15 - 23h54 - atualizada em 20/06/15 às 00h06

Campeonato Amador começa neste domingo

Partida de abertura será entre Valinhos e Falcão Nhapindazal. Equipe de Teixeira Soares busca bicampeonato da competição
Rodrigo Zub

Campeã das duas últimas competições organizadas pela Liga Iratiense de Futebol, a equipe da Sociedade Valinhos começa a luta pelo segundo título consecutivo do Campeonato Amador neste domingo, 21, contra o Falcão/ Nhapindazal. O time iratiense tenta surpreender o rival teixeira-soarense, que vem embalado após a conquista da Copa Folha de Irati/Construtora Derbli, no primeiro semestre.

A partida que abre a edição 2015 do Campeonato Amador será disputada no estádio do Distrito de Guaraúna, em Teixeira Soares. O jogo teve seu horário antecipado e será realizado às 10 h. Antes da bola rolar haverá a cerimônia de abertura da competição.

Titular do Prudentópolis na disputa do Campeonato Paranaense deste ano, o goleiro Doni será a principal novidade do Valinhos para a disputa do Campeonato Amador. O atleta que reside em Irati e é casado com a proprietária de uma cooperativa de recicláveis do município retorna ao gol do time teixeira-soarense, onde foi um dos destaques na decisão do título de 2014 contra o Guarani.

Já o Falcão tenta estragar a festa dos donos da casa justamente em sua partida de estréia no Campeonato Amador. Essa será a primeira vez que o time iratiense irá disputar a competição.

A partida entre Sociedade Valinhos e Falcão/Nhapindazal terá arbitragem de Anderson Antônio Vieira, que será auxiliado por Mateus Scavinski e Eder Andrade. A representante será Isis Azevedo.

Valinhos e Falcão fazem parte do grupo B, que ainda conta com as equipes do Independente, SENE e Fernandes Pinheiro. Já os times que integram o grupo A são os seguintes: Pinho de Baixo, Mallet, Relicon, Real Center/Agromáquinas/Taquari e Juventude/Marumbi dos Elias.

A primeira rodada do Campeonato Amador terá prosseguimento no domingo, dia 28 de junho, com três partidas. Pelo grupo A haverá dois confrontos. Em Irati, a equipe do Pinho de Baixo recebe o Relicon, enquanto que o Mallet irá enfrentar o Real Center/Agromáquinas/Taquari. Já pelo grupo B, o Independente enfrenta o SENE, em Rio Azul. Juventude/Marumbi dos Elias e Fernandes Pinheiro folgam na primeira rodada.

Regulamento

Dez equipes irão participar do Campeonato Amador 2015. Iraty Sport Club, Monterrey e Clube Atlético União Olímpico, de Irati, além do Transportes Dussanoski/Mercado Hrinczuk, de Rio Azul, que disputaram a Copa Folha de Irati/Construtora Derbli, no primeiro semestre, optaram em não participar da competição. Quem também ficou de fora do Campeonato foi o Guarani, que decidiu a competição em 2014 contra o Valinhos. Outras ausências ficam por conta das equipes de Inácio Martins e da Vila Maria, que participaram das últimas edições do Campeonato Amador.

A fórmula de disputa do Campeonato Amador será a mesma dos anos anteriores. Desta forma, cada time irá disputar oito partidas na fase de classificação, sendo quatro em casa e quatro como visitante. Após o encerramento da primeira fase, duas equipes de cada grupo se classificam para as semifinais. Os finalistas serão definidos em jogos de ida e volta da mesma forma que o campeão da competição.

No primeiro semestre, Valinhos conquistou título da Copa Folha ao golear o Pinho de Baixo na decisão disputada em partida única

Comentários