Futebol / Esportes

10/09/19 - 10h55 - atualizada em 10/09/19 às 11h02

Campeonato Amador da Nova Liga de Futebol terá participação de oito equipes

Equipes foram divididas em dois grupos regionalizados, sendo um com clubes da região de Irati e outro de Guarapuava

Rodrigo Zub

Representantes dos clubes de Guarapuava que disputarão a Nova Liga de Futebol se reuniram numa das salas da Unicentro para discutir regulamento da competição

A Nova Liga de Futebol Centro-Sul (NLF) realizou o arbitral do Campeonato Amador na noite de segunda-feira, 9. A reunião aconteceu de forma simultânea em dois locais. Parte dos representantes dos clubes compareceu na chácara do Nono, em Rebouças. Outros dirigentes estiveram presentes numa sala da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Guarapuava. O regulamento da competição foi decidido em conjunto com as decisões sendo tomadas através de conversa por telefone.

Oito equipes confirmaram participação na disputa. Os times foram divididos em dois grupos com quatro integrantes. Para diminuir custos de deslocamento, a primeira fase será regionalizada. Sendo assim, o grupo A será formado por quatro equipes da região central do Paraná, sendo o Pinhão representando o município de mesmo nome e três de Guarapuava: Danúbio, Guará e Resenha Futebol Clube. No grupo B estão os times da região Centro-Sul: Clube Atlético Imbituvense/Fortaleza, de Imbituva, Clube Atlético Reboucense, de Rebouças, Independente, de Rio Azul, e Valinhos, de Teixeira Soares. Fernandes Pinheiro havia demonstrado interesse de participar do Campeonato, mas desistiu da disputa.

Regulamento

Conforme o regulamento, os clubes se enfrentam dentro dos próprios grupos em turno e returno na primeira fase. Desta forma, cada equipe jogará seis vezes (três em casa e três fora). Os dois primeiros colocados avançam para a semifinal, que será definida em melhor de dois jogos. Na semifinal, os confrontos serão dentro dos próprios grupos. Ou seja, o primeiro lugar do grupo A pega o segundo da mesma chave, assim como o líder do grupo B enfrenta o segundo do seu grupo. Com isso, a final terá um representante de cada região.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

O grupo B deverá começar com um jogo no domingo, dia 22 de setembro. Já o grupo A terá início dia 29 de setembro.

Representantes das equipes da região de Irati se reuniram na chácara do Nono, em Rebouças

Nova Liga de Futebol é apresentada

Durante o arbitral, a Nova Liga de Futebol Centro-Sul também apresentou a proposta de organizar um calendário de competições a partir de 2020 com competições nas categorias de base e adulto. Um dos objetivos da entidade é dar transparência aos atos. “Todos os atos de gestão, administração e financeiros da NLF serão pautados rigorosamente pela transparência a todos, clubes filiados, patrocinadores ou apoiadores, imprensa e demais atores envolvidos com a entidade”, informou a Nova Liga em sua apresentação.

A comissão disciplinar da entidade deverá ser formada por três advogados e o conselho fiscal por três contadores. Já a diretoria executiva terá o presidente, vice-presidente, secretário, uma pessoa que vai cuidar do setor financeiro e a comissão de arbitragem terá quatro componentes (todos árbitros).

A nova Liga pretende organizar quatro competições de base em 2020 destinada as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Os outros campeonatos que constam no calendário são Campeonato Amador com idade livre, Veteranos a partir de 35 anos, Master 40 anos ou mais, Sênior com 45 anos ou mais e Futebol 7. Outro objetivo é organizar a Copa Paraná nas categorias Amador e Juvenil. A proposta é realizar a disputa anual em um final de semana com um quadrangular. Neste caso, cada equipe jogaria três jogos. Quatro equipes participariam da disputa em cada categoria representando as seguintes regiões: Centro-Sul (NLF), Norte (sede Londrina, Maringá ou Apucarana), Oeste (sede Cascavel, Foz do Iguaçu ou Toledo) e Litoral (sede Paranaguá).  

PUBLICIDADE


Comentários