Futebol / Esportes

30/03/16 - 23h53 - atualizada em 31/03/16 às 15h00

Campeonato das Escolinhas começa no dia 10 de abril

Alcy Aleixo Tomaz, um dos fundadores do Clube Atlético União Olímpico de Irati (CAUO) será o homenageado da 10ª edição do Campeonato Integração de Futebol Infantil

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub

Equipes que participarão do Campeonato das Escolinhas em 2016

Clube Atlético União Olímpico (CAUO) categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15

Iraty Sport Clube categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15

Rebouças/Compensados Drabecki categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15

Escola Furacão/Rio Azul categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15

Faculdade Guairacá categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15

Clube Atlético Imbituvense categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15

Associação Atlética Batel categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15

Atlético/Santa Paula categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15

1ª rodada- dia 10 de abril

Clube Atlético União Olímpico x Atlético/Santa Paula

Rebouças x Batel

Iraty x Rio Azul

Guairacá x Clube Atlético Imbituvense

O 10º Campeonato Integração de Futebol Infantil, que tem início no próximo dia 10 de abril, vai homenagear um dos fundadores do Clube Atlético União Olímpico de Irati (CAUO), Alcy Aleixo Tomaz, conhecido também como Nenito Tomaz. A competição deve se estender até o mês de novembro.

Oito equipes participarão do campeonato, que se divide em quatro categorias: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Entre as equipes inscritas, estão: Clube Atlético União Olímpico (CAUO); Iraty Sport Club; Rebouças/Compensados Drabecki; Escolinha Furacão, de Rio Azul; Faculdade Guairacá, de Guarapuava; Associação Atlética Batel, de Guarapuava; Atlético/Santa Paula, de Ponta Grossa e Clube Atlético Imbituvense. Batel e Santa Paula não disputam a categoria Sub-9. As demais disputam todas as categorias.

O coordenador administrativo e responsável pela arbitragem do Campeonato das Escolinhas, Elcio de Jesus Fernandes, destaca como novidade a participação das equipes de Guarapuava e Ponta Grossa e o retorno do time de Imbituva à competição. Algumas das equipes que participaram no ano passado deixam o campeonato neste ano, por desistência: Prefeitura de Irati e de Inácio Martins.

A sede das finais da competição obedece a um rodízio anual. Em 2015, o município de Rio Azul foi escolhido para receber os jogos decisivos. Em virtude do adiamento das finais marcadas para o mês de dezembro, o Campeonato de 2015 só foi concluído em março deste ano. Neste ano, os jogos ocorrem no Estádio Fioravante Slaviero. Em função disso é que haverá tributo a Nenito Tomaz, um dos fundadores do clube.

A participação de equipes de fora da região Sudeste, como as equipes da região Central do Estado (Guairacá e Batel) e dos Campos Gerais (Santa Paula), é vista por Fernandes como uma adição de notoriedade e representatividade do campeonato no calendário esportivo regional.

No entender do coordenador da competição, as escolinhas de futebol são mais do que locais para a revelação de novos talentos e vitrine desses novos jogadores para clubes profissionais, são também espaços de socialização saudável para crianças e adolescentes.

Os confrontos da primeira rodada, em 10 de abril, já estão definidos: o Clube Atlético União Olímpico enfrenta o Santa Paula; o Iraty joga contra Rio Azul; Rebouças duela contra o Batel e, fechando a rodada, a Faculdade Guairacá pega o Clube Atlético Imbituvense.

A competição será de turno e returno, ou seja, se estende durante toda a temporada, com sete rodadas no turno e outras sete no returno. “Independente de a equipe ser campeã de sua categoria nos dois turnos, vai ter a final, de qualquer maneira, temos outros critérios para a decisão”, comenta. As datas das finais ainda devem ser definidas, mas estão inicialmente previstas para 13 ou 20 de novembro.

Oito equipes vão participar da Copa Integração de Futebol 2016
Tabela do primeiro turno

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados