Futebol / Esportes

04/02/12 - 21h05 - atualizada em 05/02/12 às 18h16

Em jogo tumultuado, Paraíba salva Iraty de derrota contra Londrina

Iraty e Londrina empataram por 1 a 1, nesta tarde no estádio Emílio Gomes. Com o resultado, Azulão continua sem vencer na competição
Rodrigo Zub


Muita briga, luta, confusão e emoção até os últimos minutos. Neste clima de rivalidade, Iraty e Londrina empataram por 1 a 1, nesta tarde no estádio Emílio Gomes. O jogo abriu a 5ª rodada do Campeonato Paranaense. Alexandre em um lindo gol de bicicleta, aos 44 minutos do primeiro tempo abriu o placar para o Tubarão. O empate só veio no final da segunda etapa. Paraíba de cabeça deixou tudo igual, aos 40 minutos. O gol mais uma vez coroou a bela atuação do camisa 11 iratiense, autor de todos os gols do time na competição.

Ao todo foram distribuídos nove cartões amarelos e dois vermelhos durante a partida
Se fora das quatro linhas havia muita desconfiança em relação a uma possível combinação de resultado, dentro de campo as duas equipes que possuem o mesmo gestor, Sérgio Malucelli, mostraram que o clima não era nada amistoso entre os jogadores. Ao todo, foram distribuídos nove cartões amarelos e dois vermelhos pelo árbitro, Robson Toloczko Coutinho.

Apesar de comemorado pelo Iraty, o resultado não foi bom para nenhuma das equipes, que se afastam cada vez mais dos líderes da competição. O Azulão continua sem vencer no certame, enquanto que o Londrina já acumula a terceira partida sem triunfo no Estadual. O time de Rodrigo Casca somou seu segundo ponto no campeonato e momentaneamente deixou a lanterna da competição para o Paranavaí.  Já o Londrina é o 6º colocado com dois pontos a mais que o Azulão.

{album}

O jogo


Precisando da vitória, o Iraty tratou logo de espantar os boatos de que o confronto contra o Londrina seria uma marmelada. Logo aos 2 minutos, Paraíba teve a chance de abrir o placar. Ele recebeu em velocidade na grande de área e tentou o toque por cobertura, mas a bola passou sobre o gol de Danilo.

O lance despertou a torcida do Azulão que empurrou a equipe para o ataque. Aos 9 minutos, Rocha arriscou de fora da área e levou perigo a Danilo, que viu a bola passar a direita de sua meta.

Acuado, o Londrina passou os primeiros minutos tentando controlar o ímpeto da garotada iratiense.  A aposta do técnico Cláudio Tencatti era no trio Weverton, Arthur e Alexandre Oliveira.  Os dois últimos criaram a primeira boa jogada do Tubarão, no Emílio Gomes. Aos 19 minutos, Alexandre recebeu na entrada da área e fez o passe para Arthur que arrematou para boa defesa de Doni.

A resposta do Iraty não demorou. No minuto seguinte, Marcelo roubou a bola no meio campo e lançou Paraíba em velocidade. O camisa 11 avançou e tocou para Rocha, que soltou a bomba próximo ao gol de Danilo.

O Londrina voltou a assustar Doni, aos 24 minutos. Bruno apareceu livre de marcação na esquerda e chutou forte para a defesa do goleiro iratiense.

Lance do jogo-
O jogo era lá e cá. Bastaram alguns minutos, para que o Iraty tivesse a sua oportunidade de abrir o marcador. Rocha levantou para a área e Acássio chutou em cima de Danilo.

Logo depois, Rocha cruzou novamente em lance de bola parada levou perigo a meta londrinense. O meio-campista cruzou na cabeça de Diego Tavares que subiu com estilo, mas desviou sobre o gol de Danilo.

A pressão dos donos da casa prosseguiu até o final do primeiro tempo. Mostrando muita raça e disposição, os jogadores iratienses bloqueavam as principais jogadas do Londrina e partiam em velocidade para o ataque. Assim, Paraíba foi derrubado por Ayrton na esquerda. Na cobrança de falta, Rocha cruzou e Danilo afastou o perigo. No rebote, Clayton tentou a finalização, mas mandou longe do gol do Tubarão.

Aos 35 minutos, chegou duas vezes com perigo. Na primeira jogada, Diego Tavares passou pela marcação e chutou por cima do gol de Danilo. Alguns segundos depois, Paraíba recuperou a bola no campo de defesa do Tubarão, avançou e chutou rente a trave.

Com dificuldades para criar oportunidades, o Londrina passou a apostar nos tiros de fora da área. Em um deles, aos 41 minutos, Ayrton finalizou a direita de Doni.
Quando tudo se encaminhava para um primeiro tempo sem gols, em Irati, Alexandre Oliveira apareceu para colocar os visitantes em vantagem.

Jogadores do Iraty reclamam que árbitro inverteu falta que originou o gol do Londrina
Após cobrança de falta rápida na direita, Ayrton cruzou para o centroavante londrinense, que ajeitou e mandou de bicicleta pro fundo das redes de Doni. Um lindo gol, mas que foi muito contestado pelos jogadores do Azulão, que reclamaram do trio de arbitragem que ao invés de marcar falta para o Iraty, assinalou a infração para o Londrina, em lance anterior ao gol d Tubarão.

O gol dos visitantes colocou fogo no jogo. Aos 46 minutos, Rocha cruzou para a área e depois de bate rebate Acássio só não empatou o jogo graças à defesa espetacular de Danilo.

Brigas, expulsões e muita confusão no 2º tempo

Wendell também foi expulso pelo árbitro Robson Toloczko Coutinho
O segundo tempo nem começou e já começou com um desfalque para o Londrina. Na descida para os vestiários, Alexandre Oliveira saiu reclamando de dores na coxa e deixou o campo para a entrada de Serginho Paulista.

Com esquema mais cauteloso com três volantes, o Londrina passou a tocar a bola e apostar nos contra-ataques. O sistema deu certo tanto que a equipe passou a comandar as ações no segundo tempo. Arthur aos 3 minutos, quase ampliou após cabecear a esquerda de Doni.

Pouco depois, Ayrton cobrou escanteio na cabeça de Bruno, que desviou sem perigo para o setor defensivo do Azulão.

A primeira chegada com perigo dos anfitriões ao campo de ataque só ocorreu, aos 9 minutos. Marcelo fez lançamento longo para Paraíba na direita. Ele se livrou da marcação e cruzou para Maicon Santana, que obrigou Danilo a fazer boa intervenção.

O lance foi apenas um alento, porque o Londrina continuou melhor na partida. Aos 12, Serginho Paulista cruzou na cabeça de Weverton, que parou no goleiro Doni, que espalmou pela linha de fundo. O goleiro voltou a fazer boa defesa, dois minutos depois. Bruno fez levantamento para Silvinho que arrematou nas mãos de Doni.

Apesar de atrás no marcador, o Iraty chegou pouco ao ataque e praticamente não incomodou Danilo até os 30 minutos. Melhor no jogo, o LEC teve mais duas chances de liquidar o jogo, aos 23 e 25 minutos. Em um dos lances, Wendell cruza na cabeça de Serginho Paulista que testou firme para defesa de Doni.
Em seguida, Arthur faz boa jogada pela esquerda e tocou Wendell, que finalizou na trave iratiense.

A partir daí a partida permaneceu sem grandes emoções no Emílio Gomes, até os 34 minutos. Neste momento, um lance mudou a história do jogo. Paraíba gingou em cima da marcação de Weverton e foi derrubado pelo atacante londrinense.

Confusão após expulsão de Weverton
O árbitro, Robson Toloczko Coutinho não teve dúvidas e assinalou o cartão vermelho para o atleta do Tubarão. O lance gerou muitas reclamações de toda a comissão técnica e jogadores do Londrina. Todos argumentavam que o árbitro se equivocou e não deveria ter expulsado o atleta. Depois de quase cinco minutos de paralisação, o árbitro se manteve irredutível e confirmou a exclusão do atacante do Tubarão.

O gol e a polêmica expulsão de Weverton colocaram fogo no jogo. Com isso, o jogo que até certo ponto era tranquilo para a arbitragem passou a ficar totalmente conturbado. Com os ânimos exaltados os jogadores do Londrina, passaram a cometer muitas faltas. Em uma delas, Wendell foi punido com o segundo amarelo e deixou o Londrina com dois atletas a menos em campo.

Porém, o Iraty não soube tirar proveito da situação e insistiu nos cruzamentos para a área que foram bem interceptados pela defesa londrinense.  Desta forma, o jogo terminou mesmo com o empate por 1 a 1, que deixou as duas equipes em situação difícil na competição. O Iraty é o 10 º colocado com dois pontos, enquanto que o Londrina é o 6º, com dois pontos a mais.

Na próxima rodada, o Azulão joga fora de casa contra o Paranavaí, quarta-feira, às 20 h30, no estádio Waldomiro Wagner. Já o Londrina recebe o Coritiba, no estádio do Café, às 22 h.

IRATY 1X1 LONDRINA
Data: 04/02/12 – Sábado
Local: Estádio Cel. Emílio Gomes Irati
Árbitro: Robson Toloczko Coutinho
Assistentes: Carlos Braatz e Sidney Pedro da Silva
Cartões Amarelos: Rocha, Marcelo e Acássio (Iraty); Wendell, Ayrton, Elson, Serginho Paulista, Bruno e Sílvio (Londrina);
Público total: 613, Pagantes: 575
Renda R$ 6.430
Gols: Alexandre Oliveira, aos 44 minutos do 1º tempo (Londrina); Paraíba, aos 40 minutos do 2º tempo (Iraty)

Iraty: Doni; Marcelo, Acássio, Vinicius e Emanuel (Wendell); Ademir (Clayton Santos), Rocha, Clayton e Diego Tavares; Maicon Santana (Gilmar) e Paraíba. Técnico: Rodrigo Casca

Londrina: Danilo; Ayrton, Élson, Fernando e Wendell; Sílvio, Bruno e Silvinho (Rodrigo); Arthur (Warley), Weverton e Alexandre Oliveira (Serginho Paulista). Técnico: Claudio Tencatti

Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados