Futebol / Esportes

26/08/15 - 00h54 - atualizada em 26/08/15 às 01h01

Ex-jogadores profissionais poderão atuar no Campeonato Varzeano

Participação será liberada desde que os atletas não tenham vínculo profissional há menos de um ano
Rodrigo Zub, com informações SECOM

Após conquistar o título três vezes nas últimas cinco edições, o Mais Brasil é a equipe a ser batida no Campeonato Varzeano 2015. A principal competição do futebol amador de Irati deverá ser iniciada no dia 20 de setembro. A expectativa é de que pelo menos 30 times participem do certame. No ano passado, 38 clubes estiveram na disputa.

Na segunda-feira, 24, representantes de 26 equipes participaram de um congresso técnico do Campeonato Varzeano, que foi realizado na Casa do Atleta, na rua Coronel Pires, na área central. Durante a reunião, os representantes receberam a ficha de inscrição e as cartelas do “bingão”, que será sorteado no dia da abertura do Campeonato. O lucro da promoção será utilizado para custear a taxa de arbitragem da competição.

Na reunião foram definidas algumas regras para inscrição de atletas no Campeonato Varzeano. Ex-jogadores profissionais poderão atuar na competição desde que não tenham vínculo com clubes há menos de um ano. Somente atletas que residem ou estudam em Irati podem ser inscritos. A única equipe que irá disputar o certamente de fora de Irati será o Assungui, de Fernandes Pinheiro, pois já participa do Campeonato há vários anos.

A equipe de organização do Campeonato Varzeano ainda solicitou na reunião que as equipes procurem respeitar os árbitros, assistentes e representantes das partidas. No ano passado, algumas brigas e discussões atrapalharam o andamento dos jogos. Em algumas oportunidades, a equipe de arbitragem foi desrespeitada pelos atletas, que em sua maioria reclamavam da falta de critério e qualidade dos profissionais designados para comandar as partidas.  

O secretário de Esportes e Lazer, Ronildo Surek, destacou a importância das equipes respeitarem a arbitragem. “Fazer um campeonato é fácil. Difícil é motivar os dirigentes e atletas e fazer com que todos tenham o interesse de conquistar o título, porém, respeitando as regras do jogo", justificou. 

O Campeonato Varzeano de Irati foi criado em 1977 pelo professor Antonio Alceu Jacopetti. Em 2014, o Mais Brasil conquistou o bicampeonato (2013-2014) ao vencer o Monterrey, nos pênaltis. O Mais Brasil também foi campeão do Varzeano em 2011. Em 2012, o título ficou com o Sanhaçinho, enquanto que o Juventus levantou a taça em 2010.

Secretário de Esportes solicitou aos dirigentes para que as equipes respeitem árbitros
Congresso técnico foi realizado na segunda-feira

Comentários