Futebol / Esportes

12/04/15 - 20h53

Final da Copa Folha será entre Valinhos e Pinho de Baixo

Equipe do Valinhos confirmou a vaga na final após derrotar o SENE por 3 a 1. Na outra semifinal, Pinho de Baixo venceu o Transportes Dussanoski/Mercado Hrinczuk
Rodrigo Zub

Valinhos e Pinho de Baixo irão decidir a Copa Folha de Irati/Construtora Derbli. Os finalistas da competição foram definidos neste domingo, 12, em rodada dupla realizada no estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, em Irati.

Na partida preliminar, o Valinhos derrotou a equipe da Sociedade Entre Nuvens e Estrelas (SENE). O time malletense, que conseguiu a vaga as semifinais após a eliminação do Iraty por ter atuado com um jogador irregular, surpreendeu no primeiro tempo. Sem poder contar com três titulares, entre eles o centroavante Black, o SENE saiu na frente com gol de Andrei, aos 38 minutos. No entanto, no segundo tempo, brilhou a estrela do meio-campista Erick. Ele balançou as redes três vezes, sendo dois gols de cabeça, e garantiu a virada do time de Teixeira Soares.

A vitória por 3 a 1 classificou o Valinhos para a final da Copa Folha. O time busca a segunda taça consecutiva em um torneio organizado pela Liga Iratiense de Futebol. Em dezembro, o Valinhos conquistou o título do Campeonato Amador após derrotar o Guarani na decisão.

A segunda semifinal disputada entre Associação Atlética Pinho de Baixo e Transportes Dussanoski/Mercado Hrinczuk foi emocionante. Com dois gols nos acréscimos da partida, o time iratiense venceu por 3 a 2. No primeiro tempo, Neguinho cruzou para a área e Marcelo desviou de cabeça sem chances para o goleiro do Pinho de Baixo. A vantagem mínima dos rio-azulenses permaneceu até os 12 minutos da segunda etapa, quando Ozéias igualou o marcador. Porém, um minuto depois, Lucas voltou a deixar o time do Transportes Dussanoski em vantagem. Bem postado no campo defensivo, o time comandado por Muller criou chances de ampliar o resultado, mas pecou nas finalizações. Do outro lado, o Pinho de Baixo assustou em cobrança de falta de Roni, que obrigou o goleiro Márcio a espalmar para escanteio.

Depois de marcar dois gols no fim da partida e conseguir a classificação nos pênaltis nas quartas de final contra o Monterrey, o Transportes Dussanoski provou do próprio “veneno” e foi eliminado de forma semelhante pelo Pinho de Baixo. O time rio-azulense perdeu o poder de fogo nos instantes finais após as saídas de Lucas e Goiaba, que sentiram cansaço. Para piorar a situação, Mauricio cometeu uma falta dura e acabou expulso aos 45 minutos. Com isso, o Transportes Dussanoski terminou a partida com um jogador a menos. Na base do abafa, o Pinho de Baixo conseguiu o empate aos 49 minutos. Jackson aproveitou cruzamento da esquerda e chutou forte sem chances para Márcio. O placar de 2 a 2 levava a decisão para os pênaltis. Entretanto, o time iratiense aproveitou outra cochilada da defesa adversária e chegou ao triunfo aos 50 minutos. Tchmola foi o autor do terceiro gol do Pinho de Baixo, que selou a classificação para a final da Copa Folha de Irati. Antes do fim do jogo, o goleiro Elcio do Pinho de Baixo ainda foi expulso pelo árbitro Amadeu José Ferreira.

Decisão em jogo único

O campeão da Copa Folha será definido em jogo único, que acontece no próximo fim de semana, em dia e local a serem designados pela Liga Iratiense de Futebol. A competição terá um ganhador inédito neste ano, já que nas duas primeiras edições, o Guarani ficou com o título.

Campanha dos finalistas

Valinhos e Pinho de Baixo ainda estão invictos na competição. Na primeira fase, o Pinho de Baixo terminou em primeiro lugar do grupo B com sete pontos. O time iratiense venceu as partidas contra Mallet por 3 a 1 e Independente 2 a 1, e empatou com o Iraty por 1 a 1. Nas quartas de final, o Pinho de Baixo reencontrou o Mallet e repetiu o placar do jogo na primeira fase (3 a 1). Já nas semifinais, o Pinho de Baixo venceu o Transportes Dussanoski/Mercado Hrinczuk por 3 a 2.

O Valinhos começou a competição com um empate por 2 a 2 contra o Monterrey. Na segunda rodada da primeira fase, o time de Teixeira Soares venceu a equipe da Clínica Anjo da Guarda/KAO por 3 a 0. O Valinhos ratificou a classificação para as quartas de final vencendo a Vila Maria por 2 a 0. Nas quartas de final, Valinhos não teve dificuldades para golear o Guarani pelo placar de 5 a 2. Por fim, o time derrotou o SENE por 3 a 1, para alcançar a decisão da competição.


Comentários