Futebol / Esportes

24/11/17 - 21h58 - atualizada em 24/11/17 às 22h26

Inácio Martins sedia decisões do Campeonato das Escolinhas neste domingo

Iraty decide título em três categorias (Sub-11, Sub-13 e Sub-15). Faculdade Guairacá, Batel e Independente também participam das finais

Rodrigo Zub

Iraty busca título em três categorias. Sub-13 faz a final contra o Batel
Celeiro de futuros jogadores do futebol profissional e de formação cidadã para os jovens, o Campeonato Integração, conhecido popularmente como Campeonato das Escolinhas, chega ao final no domingo, 26. Em comemoração ao aniversário de emancipação política da cidade mais alta do Estado, as finais da competição serão realizadas no estádio Mattos Leão, em Inácio Martins. 

Quatro equipes estarão em campo brigando por títulos. Iraty e Faculdade Guairacá, de Guarapuava, disputam a final em três categorias. Já a Associação Desportiva Independente, de São Mateus do Sul, e o Batel, de Guarapuava, participarão de uma decisão.

Confira mais fotos das equipes finalistas no fim do texto

PUBLICIDADE
Conforme programação da Liga Sul de Futebol, que organiza a competição, o primeiro campeão será conhecido na categoria Sub-9. Independente e Faculdade Guairacá fazem o jogo decisivo às 14h. A segunda final ocorrerá às 15 h entre Faculdade Guairacá e Iraty, no Sub-11. Na categoria Sub-13, Iraty mede forças com o Batel, às 16 h. O último confronto será entre Faculdade Guairacá e Iraty, no Sub-15, às 17h10. Após a disputa das quatro finais, haverá a cerimônia de premiação com entrega de troféus e medalhas aos campeões, vices, artilheiros e melhores goleiros em cada uma das categorias.

O coordenador administrativo do Campeonato das Escolinhas, Elcio de Jesus Fernandes, o “Menonzinho”, enfatiza que o regulamento prevê disputa de pênaltis em caso de empate no tempo normal. Na semifinal, por exemplo, o time de melhor campanha durante a competição jogava com a vantagem do empate para se classificar a próxima fase.

Independente disputa título na categoria Sub-9
“Essa competição é um seleiro. Quantos jogadores foram revelados. A maioria dos jogadores que estavam no Iraty passou pelas escolinhas, alguns atletas que estão no cenário nacional, caso do Dionathã [Grêmio] e Thiago Machowski [ex-jogador do Grêmio] [também disputaram o Campeonato das Escolinhas”, segundo Menonzinho.

O coordenador do Campeonato das Escolinhas ainda destaca que a competição cresceu nos últimos anos com a participação de equipes de Guarapuava e Ponta Grossa. “No esporte um dos melhores investimentos que a gente faz é nas categorias de base e esses professores, tive a felicidade de ser convidado no ano passado [para participar da coordenação] pelo professor Ico [Ruva, que coordena o Clube Atlético União Olímpico- CAUO], Wesley [Molinari, de Rebouças], a gente tem nossas falhas, mas a gente se esforça ao máximo. Esse ano teve a entrada do Independente, escola muito forte, escola de Ponta Grossa, que não pode jogar até o final. [Campeonato] atinge uma macro-região Guarapuava, São Mateus do Sul, Irati, Ponta Grossa, atinge muita gente e dá uma contribuição muito grande para ela”.

Batel Sub-13 decide título contra o Iraty
Além das quatro equipes finalistas, o Campeonato das Escolinhas ainda teve as participações do CAUO, Rebouças/Compensados Drabecki, Escola Furacão/ Rio Azul, Escola de futebol projeto Alcance e Guarani/ Santa Paula, que posteriormente desistiu da competição após a terceira rodada em função de uma viagem do treinador da equipe para os Estados Unidos.

Neste ano, a competição leva o nome do desportista martinense Joel Machado dos Santos (Joelzinho). Menonzinho afirma que a coordenação da competição costuma homenagear pessoas que residem na cidade sede das finais. Neste caso, o escolhido foi Joelzinho, que teve participação ativa no futebol local ao atuar como atleta, dirigente, secretário de Esportes e árbitro. “[O] Joelzinho é uma pessoa que tem uma contribuição muito grande em Inácio Martins até por sinal ele que levou o professor Leandro, que desenvolve trabalho fantástico de formação que é necessário em todos os municípios, a gente fica feliz que em nossa região [são desenvolvidos projetos assim. [O Joelzinho], foi atleta, secretário de Esportes, árbitro, então é uma justa homenagem”, explica.

Adversário do Independente na decisão do Sub-9 será o time da Faculdade Guairacá
A final do Campeonato das Escolinhas faz parte da programação alusiva ao aniversário de 57 anos de emancipação política de Inácio Martins, que será comemorado neste sábado, 25.

A fórmula de disputa do Campeonato das Escolinhas sofreu alterações em relação aos anos anteriores. Até 2016, a competição foi realizada em dois turnos, sendo que os campeões faziam à final. Neste ano, os times se enfrentaram em turno único. Ao final da primeira fase, os quatro melhores se classificaram para a semifinal, que foi disputada em partida única, assim como ocorrerá na decisão.

Nos últimos anos, os municípios de Rio azul, Rebouças e Irati (duas vezes no estádio Fioravante Slaviero) sediaram as finais do Campeonato das Escolinhas. De acordo com Menonzinho, a coordenação ainda não escolheu o município que receberá as decisões em 2018, pois o objetivo é oferecer mais conforto para os familiares dos atletas que prestigiam as partidas. Com isso, os organizadores planejam realizar os jogos em um estádio que possua arquibancada coberta.

Em 2016, a Faculdade Guairacá conquistou o título no Sub-9 e o Iraty foi campeão em três categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

Equipes participantes e categorias

Clube Atlético União Olímpico (CAUO): Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

Iraty: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

Rebouças/Compensados Drabecki: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

Escola Furacão/Rio Azul: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

Faculdade Guairacá/Guarapuava: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

Batel: Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

#Guarani/Santa Paula: Sub-11, Sub-13 e Sub-15; (Jogou somente três rodadas)

Projeto Alcance: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

Independente/São Mateus do Sul: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15;

1ª fase: 114 jogos disputados

Semifinais: 8 partidas

Finais: 4 jogos

Fotos: Elcio de Jesus Fernandes


Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados