Futebol / Esportes

03/10/15 - 12h26 - atualizada em 03/10/15 às 12h31

Semifinais do Campeonato Amador começam neste domingo

Juventude e Valinhos se enfrentam em Rio Azul. No outro confronto, Fernandes Pinheiro recebe o Taquari
Rodrigo Zub

As partidas de ida da fase semifinal do Campeonato Amador serão disputadas neste domingo, dia 4 de outubro. No estádio Orestes Pallú, em Rio Azul, se enfrentam Juventude do Marumbi dos Elias e Valinhos. Já a equipe de Fernandes Pinheiro recebe o Taquari, no estádio Jorge Tobias Kayer. Os dois jogos começam às 15 h.

A competição teve uma pausa de uma semana entre o fim da fase de classificação e a semifinal. Com isso, não houve rodada no domingo passado, dia 27 de setembro.

Na quinta-feira, 1, a Associação dos Representantes e Árbitros de Irati (ARAI) definiu a escala de arbitragem para as duas partidas de domingo, 4. Romildo Kanarski será o árbitro de Juventude e Valinhos. Ele será auxiliado por Marcos Aurélio dos Santos e José Carlos de Paula. A representante será Isis Azevedo. O confronto entre Fernandes Pinheiro e Taquari será comandado por Amadeu José Ferreira. Os assistentes serão Luis Carlos Brunikowski e Cleiton de Lima Prado. Já a representante será Carmelita dos Santos.

Os dois times que avançarem para a final do Campeonato Amador receberão premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas. O campeão será contemplado com R$ 5 mil, enquanto que o vice ficará com a quantia de R$ 2 mil.

Neste ano, o Campeonato Amador foi denominado Alexandro Fusverski, ex-presidente do Guamirim, que morreu em decorrência de um acidente na BR-153, em Rio Azul.

Campanha na primeira fase

Entre as equipes classificadas para a semifinal, o Valinhos, que busca o bicampeonato da competição, teve a melhor campanha na primeira fase. O time de Teixeira Soares terminou em primeiro lugar do grupo B, com 21 pontos. A defesa teixeira-soarense foi vazada somente quatro vezes. Por sua vez, o ataque balançou as redes 31 vezes.

Fernandes Pinheiro possui o melhor ataque e o artilheiro da competição. Até agora, o time marcou 35 gols, sendo que 12 saíram dos pés de Roberto Pítio. Na primeira fase, Fernandes Pinheiro também somou 21 pontos no grupo B. O time de Fernandes Pinheiro só ficou atrás do Valinhos no terceiro critério de desempate (menor número de gols sofridos).

O grupo A foi dominado pelas equipes de Rio Azul. O Taquari foi o primeiro colocado com 17 pontos. Já o Juventude conseguiu a classificação somente no saldo de gols, pois terminou empatado em número de pontos com as equipes do Pinho de Baixo e de Mallet.

Além de Roberto, ainda brigam pela artilharia do Campeonato Amador os seguintes atletas: Willian (Valinhos) com dez gols, Bisqui (Fernandes Pinheiro) com seis gols, Pitiuka e Lucas (Taquari), e Coxinha (Valinhos) com cinco gols.

Após conseguir a classificação nos critérios de desempate, Juventude (foto) tenta desbancar favoritismo do Valinhos, que busca bicampeonato do Amador

Comentários