Geral / Esportes

24/08/19 - 10h28 - atualizada em 26/08/19 às 09h53

CPB convoca quatro iratienses para disputar Paralimpíadas Escolares

Evento será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 18 e 23 de novembro

Da Redação 

Isabella foi campeã nos Jogos Escolares disputados em Apucarana. No podio, ela aparece ao lado dos pais Marcelo e Ivana

Quatro paratletas iratienses vão representar a cidade nas Paralimpíadas Escolares 2019, que serão realizadas entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Entre os convocados, duas campeãs dos Jogos Escolares Paranaenses (JEPs) de 2018. A participação regional no evento é completada com a convocação de um aluno de Prudentópolis.

Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos, aluna do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, é uma das quatro paranaenses convocadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a modalidade de Atletismo Feminino Sub-18 (16 e 17 anos). No ano passado, Isabella garantiu dois ouros nos JEPs: um no arremesso de peso (3 kg) e outro no lançamento de disco (1,5 kg), no sub-18 feminino para atletas com deficiência classe F-33, que envolve atletas com deficiências de coordenação. Neste ano, ela foi campeã em duas categorias dos Jogos Abertos Paradesportivos (Parajap’s), realizado em Londrina. Isabella foi medalha de ouro no arremesso de peso e lançamento de dardo.

Também aluna do Colégio Xavier, Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva vai acompanhar outras três paranaenses na modalidade Atletismo Feminino Sub-16 (14 e 15 anos). Em 2018, Eduarda foi campeã estadual no lançamento de dardos, na classe F-37 sub-14.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP 

PUBLICIDADE

Ainda no Atletismo Feminino, na categoria Sub-14 (12 e 13 anos), a aluna Vitória Martins Silveira vai representar a Escola José Duda Júnior (APAE de Irati). No Atletismo Masculino Sub-14 (12 e 13 anos), o representante será João Vitor Fernandes, também da APAE de Irati.

De Prudentópolis, o aluno Walter Jair do Prado, da Escola Espaço e Vida (APAE de Prudentópolis) foi convocado para a modalidade Tênis de Mesa Masculino A (12 a 14 anos). Em julho, Walter ficou em 1º lugar nessa modalidade na Fase Final dos 66º JEPs, em Apucarana.

As Paralimpíadas Escolares são realizadas anualmente, desde 2009. É o maior evento mundial para crianças com deficiência, em idade escolar. Alguns dos maiores talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, a exemplo dos velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); do nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; do jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016 e da mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016.

PUBLICIDADE

Os jogos visam estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, de todas as escolas do Brasil, a fim de promover ampla mobilização em torno do esporte. As Paralimpíadas Escolares 2019 são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte.

Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva conquistou duas medalhas nas Paralímpiadas Escolares de 2017 (foto/arquivo)

Comentários