Geral / Esportes

03/05/19 - 10h59 - atualizada em 04/05/19 às 10h05

Iratiense participará de Torneio da Federação de Atletismo do Paraná

Ana Júlia Guidar de Oliveira vai competir na prova dos 800 metros rasos. Objetivo é alcançar índice para participação no Campeonato Brasileiro de Atletismo

Paulo Henrique Sava

Ana Júlia, de 17 anos, vai participar pela 1ª vez do Torneio de Atletismo da FAP, no campus da Universidade Estadual de Londrina, neste fim de semana

A atleta iratiense Ana Júlia Guidar de Oliveira foi selecionada para participar do Torneio de Atletismo promovido pela federação estadual da modalidade (FAP), que será realizado no sábado, 4, e domingo, 5, na pista da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do estado.

Com apenas 17 anos, Ana Júlia vai representar o município de Londrina na competição. Ela será comandada pelo técnico Gilberto Miranda. A atleta vai competir na prova dos 800 metros. Ana Júlia, que está se recuperando de lesão, está treinando forte para a competição. “[Treinos] Estão bem fortes, estou treinando o dobro do que eu treinava antes, e também acabei de voltar de lesão, estou treinando muito forte”.

A adolescente participa de um projeto de incentivo ao esporte no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, onde estuda. Os treinamentos são realizados sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, e em alguns finais de semana. “É sempre dividido entre os corredores, saltadores e do arremesso”, destaca Ana Júlia. Os responsáveis pelo projeto são os professores Gerson Freitas, Éliton Cândido e Emerson.

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

A atleta também é integrante da equipe de Amigos Corredores de Irati (ACORDEI), comandada por Marcelo Duda. Ela já participou de várias corridas e foi federada em março. Por isso, essa será sua primeira participação numa competição estadual. Pelo Colégio Xavier, Ana Júlia compete há dois anos. “Eu entrei no 1º ano no Xavier, teve testes para os Jogos Escolares do Paraná, acabei entrando no atletismo, fiz o teste, passei, na primeira competição fiquei em 3º lugar e desde lá não parei de correr mais”, comentou.

Ana Júlia diz que está ansiosa para participar da competição em Londrina, já que nunca correu em uma pista oficial. “Estou muito ansiosa porque lá eles têm uma pista oficial de atletismo, e eu nunca corri em uma pista oficial, então estou com uma boa expectativa para fazer uma boa marca”, afirmou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC  

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

A jovem relata que um dos seus objetivos é conquistar uma boa marca para participar do campeonato nacional de atletismo. Ela afirma que pretende seguir carreira no esporte, seja como atleta ou professora de Educação Física. “Eu quero o atletismo para a minha carreira. Quero continuar treinando e seguir. Se não for para ser atleta, quero ser professora de Educação Física”, comentou.

A mãe de Ana Júlia, Andreia que nasceu na comunidade de Vista Alegre, era jogadora de vôlei. O pai dela, Luciano, natural de Londrina, era velocista nas provas de 100 metros.

O custeio da viagem para Londrina será pago com recursos obtidos pelo projeto de incentivo ao esporte do Colégio Xavier. “Eles dão uma renda todo mês para ajudar nas competições, porque é longe e a passagem custa caro. Às vezes falta um pouco, eles patrocinam o projeto, e eu estando envolvida, participo junto”, finalizou.

Além de Ana Júlia, Ulysses Taborda e Lucas Siman, atletas do Colégio Xavier, também devem participar da competição.

Torneio de Atletismo da FAP acontece neste fim de semana

Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados