Matérias / Irati de Todos Nós

19/11/19 - 19h20 - atualizada em 19/11/19 às 19h28

Conheça a história do Loteamento João Paulo II

Crônica de Dagoberto Waydzik conta detalhes da formação do loteamento que foi idealizado por Carlos Rolim de Moura

Dagoberto Waydzik/Engenheiro Civil

Loteamento João Paulo II é composto de 80 lotes

Roberto Rolim de Moura foi um iratiense que saiu de Irati, estabilizou-se em várias cidades, mas pelo amor à sua terra natal, voltou para aplicar e empreender nessa cidade. 

Um bairro é um espaço onde vivem pessoas, com uma determinada delimitação geográfica. É um local produto de uma representação social e histórica. Assim, entender uma cidade significa também compreender seus bairros como produção social e histórica 

O bairro Loteamento João Paulo II fica a sudeste da cidade, distando aproximadamente 2,8 km do centro. O loteamento teve seu início no ano de 2002. A área total do imóvel é de 2 alqueires e é composto por 80 lotes. Trata-se de um bairro residencial de classe média. É um loteamento relativamente novo, porém já bem consolidado com diversas e boas edificações. 

Carlos Rolim de Moura, filho do idealizador do loteamento e atual sócio proprietário do empreendimento, conta que as glebas para o projeto do loteamento foram adquiridas do senhor Pedro Betezek e da senhora Maria Lucia Betezek. 

O nome João Paulo II adveio da homenagem do proprietário, senhor Roberto Rolim de Moura, ao Papa, atualmente: São João Paulo II. 

Roberto Rolim de Moura, idealizador do loteamento, nasceu no bairro Rio Bonito, na cidade de Irati, na data de 29 de março de 1943. Filho de Waldomiro Rolim de Moura e Hermínia Fogaça de Moura e foi casado com a senhora Dirce da Fonte Rolim de Moura. Morou no antigo Fomento agrícola, hoje onde é o Colégio Florestal. Saiu de Irati ainda jovem, mas após peregrinação por várias cidades brasileiras, retornou ao seu torrão natal, cidade que amava muito. 

Ainda, segundo Carlos Rolim de Moura, a empresa do seu Roberto, a Roberto Imóveis, nasceu em 1977, na cidade de Foz do Iguaçu, em sociedade com mais duas pessoas, que anos após saíram da empresa. Na década de 80 a imobiliária foi a que mais vendeu imóveis no Estado do Paraná. Atualmente, é uma empresa totalmente familiar, gerida pelos filhos. 

Narra Carlos, também, que o sonho de sua mãe Dirce era ter todos os filhos formados em uma Universidade, para que fossem úteis à sociedade e poder trabalhar com os empreendimentos do pai. Com o esforço de todos eles esse sonho se concretizou. Além, de todos os filhos formarem-se, ainda cuidaram e ampliaram o ramo do pai, com novos empreendimentos no ramo imobiliário. 

O loteamento João Paulo II é um lugar aprazível para moradias e comércio. É praticamente contíguo à Avenida Getúlio Vargas. O empreendimento possui boa infraestrutura. 

Algumas ruas do bairro são: Getúlio Vargas, Dirce da Fonte Rolim de Moura, José Alves dos Santos, Urbano Messias, Potinga e Iapó. 

Os bairros vizinhos são: Núcleo Luiz Fernando Gomes, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Pinheiros, Loteamento Constantino e bairro Lagoa.   

O loteamento João Paulo II foi um legado deixado pelo senhor Roberto aos seus herdeiros e a nossa cidade. 

Com esse pequeno relato fica resgatado mais uma parte de um capítulo da história de Irati. 

Salve a história de nossa cidade! Salve o Bairro Loteamento João Paulo II! 

Loteamento foi construído em 2002

Proprietário do loteamento fez homenagem ao Papa, atualmente: São João Paulo II

Comentários