Matérias / Irati de Todos Nós

09/12/19 - 19h54 - atualizada em 09/12/19 às 20h08

Regularização fundiária garante registro de imóveis do Loteamento Tucholka

Loteamento está recebendo investimentos para melhorar sua infraestrutura. Conheça mais detalhes sobre a formação do Tucholka na crônica de Dagoberto Waydzik

Dagoberto Waydzik /Engenheiro Civil 

Imagem de residências do bairro Tucholka

O governador do Paraná era Mário Pereira e o presidente da República era Itamar Franco. O ano era 1994. O prefeito da época era Felipe Lucas.

A Câmara Municipal de Irati era composta pelos seguintes vereadores: Alberto Carlos Naimann, Amilton Brandalise, Armando Van Der Laars Filho, Augusto Segundo Guerreiro, Derci Carlito Barby, Eugênio Demczuk, Eugênio Gryczak, Ladislao Obrzut Neto, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, Joel Anderson, Joel Fogaça, José Osmar Laroca, Maria Helena Sékula Smolka, Mário Pianaro Ângelo, Mesaque Kecot Veres, Meroslau Kolicheski, Roberto Sass, Vladimir Stephanowicz.

 O Loteamento Tucholka é um loteamento, composto de casas populares, que se situa ao leste da cidade, distando aproximadamente 4 km do centro de Irati. O lugar é alto e situa-se na periferia do perímetro urbano de Irati. Embora distante da infraestrutura, na época, as autoridades aprovaram e permitiram a execução do empreendimento, que até os dias de hoje não se encontra devidamente regularizado.

  O loteamento teve seu início no mês de maio do ano de 1994. A área total do imóvel é de 32.505 metros quadrados, aproximadamente 1,5 alqueire, os quais comportaram 75 lotes. Nesse local, foram executadas residências pelos próprios adquirentes dos lotes. Esse loteamento não seguiu todos trâmites legais da época, por isso está sendo feito, pela atual administração municipal (2017-2020), um processo de regularização fundiária para salvaguardar o direito de propriedade dos moradores do local. Esta legalização dos imóveis é uma grande conquista do povo que habita aquelas moradias.

Segundo Serafina Aparecida dos Santos, a Nena, moradora do bairro desde sua criação, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Tucholka, o terreno era de propriedade de Sérgio Luís Tucholka.

O nome do Loteamento foi dado pelo proprietário das terras.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Sérgio Tucholka nasceu em 07/02/1961, em Nhapindazal, município de Irati. Filho de Luis Tucholka e da senhora Lidia Tucholka. Pessoa humilde, agricultor, trabalhou desde criança na roça. Estudou na Escola do Nhapindazal. Casou com Rosalia Antochevicz, com quem tem dois filhos.

Conta Sérgio, que quando foi presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nhapindazal, nos anos 80, aliás por cinco vezes, a demanda solicitada pelos associados era por moradias para os moradores do bairro. Assim sendo, foi em busca das autoridades da época para que se fizessem casas populares no bairro. Não logrando êxito adquiriu um terreno, por conta própria, da senhora Eugênia (Guenha) Gravlak. A área possuía 1 alqueire e 13 litros. Posteriormente, buscou um profissional de engenharia para projetar o loteamento. Executou o que pode do projeto, mas logo vendeu a totalidade dos lotes, o que propiciou o início das edificações das moradias, pelos moradores da localidade que adquiriram os imóveis.

O loteamento fica contíguo à Rua Expedicionário Félix Filipaki, que liga o bairro à avenida Dona Noca, passando pelo bairro Nhapindazal. O empreendimento não possui infraestrutura total. Possui o arruamento, sem revestimento de pavimentação, mas possui energia elétrica e água encanada. Porém, está sendo executado, atualmente, através de um convênio do governo estadual e municipal, a tão necessária rede de esgotos. Ainda, a atual administração está providenciando, em convênio com o Governo Estadual (Cohapar – Companhia de habitação do Paraná) a regularização fundiária dos imóveis, para que os mesmos tenham o necessário e importante registro junto ao cartório.

Sérgio Tucholka foi ainda presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Nhapindazal e da Feira do Produtor Iratiense.

Os bairros vizinhos ao Loteamento Tucholka são o bairro Nhapindazal, o Conjunto João Vieira Rosa e o Conjunto Habitacional Fragatas.

Salve a história de nossa cidade!



Comentários