Irati e Região / Notícias

18/05/16 - 18h33

4ª Regional de Saúde confirma morte por H1N1 em Rio Azul

4ª Regional confirmou cinco casos na região, sendo dois em Irati, um em Rebouças, um em Rio Azul – com óbito – e um em Teixeira Soares

Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

A 4ª Regional de Saúde confirmou cinco casos de infecção por H1N1. De acordo com a chefe do setor de epidemiologia, Kelly Kosloski, são dois casos em Irati, um em Rebouças, um em Rio Azul e um em Teixeira Soares. Em Rio Azul, uma mulher de 52 anos veio a óbito em decorrência do H1N1. Segundo Kelly, a vítima tinha comorbidades – doença neural e cardiovascular – e demorou a procurar assistência médica.

“Vale ressaltar que as pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal, como febre de início súbito, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, que procurem o serviço de assistência, porque tem medicamento para todo mundo. O critério é clínico, não é apenas para aqueles com confirmação laboratorial. Tem que procurar a assistência o mais rápido possível, porque o medicamento – o Oseltamivir – faz mais efeito nas primeiras 48 horas”, alerta a chefe do setor de epidemiologia da 4ª Regional de Saúde.

Os outros quatro casos de H1N1 tiveram boa evolução do quadro sintomático. Os pacientes foram medicados e já estão em casa. “A não ser o caso dessa mulher de 52 anos, que tinha comorbidade. É por isso que existem grupos prioritários para a vacinação: para diminuir a probabilidade de esses grupos, que já têm uma vulnerabilidade maior, de a Influenza se agravar e o paciente vir a óbito”, enfatiza Kelly.

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados