Irati e Região / Notícias

26/11/19 - 23h35 - atualizada em 27/11/19 às 00h37

41ª Festa do Pêssego acontece neste fim de semana

Shows nacionais gratuitos, feira gastronômica e salão de negócios completam programação do mais tradicional evento-feira da região

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava 

O município de Irati trabalha nos ajustes finais para a realização da 41ª Festa do Pêssego, que ocorre no fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições. “Estamos todos empenhados e preparados para a festa. As Secretarias de Agricultura, Cultura, Comunicação e outras estão trabalhando em rede nos preparativos para esta festa: o Salão de Negócios, a Feira de Sabores, preparação dos palcos, do som, enfim, deixando o Parque Aquático em plenas condições de receber toda a população neste final de semana”, ressalta o prefeito Jorge Derbli.

Serão 16 estandes de fruticultura, com a comercialização de pêssego, morango e ameixa. De acordo com o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski (Mundio), devem ser comercializados em torno de 20 toneladas de frutas, marca próxima à do ano passado. “Não é novidade para ninguém de que, neste ano, houve baixa na quantidade de pêssego produzido em Irati, mas a qualidade, por incrível que pareça, ficou melhor. Um pêssego muito mais saboroso, mais doce”, pontua.

Na Feira de Sabores, realizada em parceria com o Instituto Emater, serão disponibilizados subprodutos e derivados de pêssego e de morango e outros produtos oriundos da agricultura familiar.

No Salão de Negócios, serão 34 estandes de empresas de diversos municípios do Paraná e, até mesmo, de São Paulo e, obviamente, do município de Irati. “Muitas novidades estarão sendo colocadas ali, desde a área da informática, até outras. Uma diversidade de negócios atraentes para o público”, comenta Mundio.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Borrego no rolete

Quem aprecia ou pretende experimentar o borrego no rolete, prato tradicional da culinária local, pode comprar antecipadamente os cartões. O borrego será servido no jantar, na sexta (29) e no almoço, tanto no sábado (30) quanto no domingo (1º), no restaurante que será montado na festa.

Os cartões estão à venda a R$ 35, com direito a buffet com acompanhamentos. Para quem não quiser degustar o borrego no rolete, como alternativa, também será servido galeto.

“Aqueles que puderem antecipar a compra do [jantar] de sexta (29), é bom. E do sábado (30) e domingo (1º), também estará à disposição, mas aí já com uma oferta um pouco maior. Na sexta (29), fazemos uma quantidade mais fechada”, recomenda o secretário. Reservas podem ser feitas com o próprio Mundio, pelo telefone (42) 9-9974-0796.

“Para o domingo, que é o dia de maior movimento, estamos preparando 40 carneiros; borregos muito bem temperados, tudo muito bem tratado”, convida o prefeito.

Torneios esportivos

Neste ano, a Secretaria de Esportes optou por realizar um torneio de futebol society para crianças, no lugar do torneio de pesca no lago do Parque Aquático, diante do resultado da última competição. “O lago e o parque estão muito bonitos assim, então, decidimos com toda a equipe que a pesca não será feita neste ano junto à Festa do Pêssego”, explica o secretário de Agricultura.

Rainha e princesas

A realeza da Festa do Pêssego, escolhida em desfile realizado no dia 25 de outubro, tem a missão de representar o município em toda a região e divulgar o evento. Tanto a rainha Karen Laisi Ribas, que representa a Vila São João, quanto a 2ª princesa Marcella Kuzma Fleischer, que representa o bairro DER, participaram pela primeira vez do concurso. “É difícil não ficar ansiosa no momento [do desfile], mas foi tudo muito bem organizado, muito bem ensaiado e correu tudo certo”, revela a rainha da 41ª Festa do Pêssego.

Ambas afirmaram ter ficado honradas com o título e manifestaram satisfação com a oportunidade. “Me sinto muito honrada por ter conseguido o título. Todo ano eu prestigio a festa, vou com minha família e, neste ano, graças a Deus, vou estar entre as meninas que estão representando a cidade”, comenta Marcella.

A 1ª princesa Erica Aparecida Valenga, que representa o bairro São Francisco, já havia concorrido no ano passado. “É o segundo ano que participo e, neste ano, fiquei entre as primeiras colocadas. Graças a meus amigos, que estavam sempre me apoiando, a turma da loja onde eu trabalho. Levo comigo o lema de que o ‘não’ nós já temos, mas precisamos correr atrás do ‘sim’”, diz.

Revitalização

O Parque Aquático, local que sedia o evento, está em processo de revitalização. O município recebeu emenda de R$ 350 mil para a execução de melhorias, como nova pista de caminhada, ciclovia e placas de sinalização. “[Obras] Não vão ser concluídas ainda. Daremos uma parada durante a festa e continuaremos depois”, comenta Derbli.

Missa de Ação de Graças

A missa de ação de graças para os agricultores, que tradicionalmente é celebrada no domingo da Festa do Pêssego, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi antecipada para as 18h do sábado (30), em função da celebração da Crisma no domingo (1º) pela manhã.

Programação

A 41ª Festa do Pêssego começa na sexta (29), a partir das 18h, com a abertura do Salão de Negócios, da Feira de Sabores e o início da venda do pêssego, no Pavilhão de Exposições João Wasilewski e na área externa do Parque Aquático.

No palco principal, às 20h, haverá a abertura oficial do evento. Várias autoridades foram convidadas pelo prefeito Jorge Derbli a comparecerem à abertura, que terá apresentação da banda marcial do CAIC João Paulo II. No mesmo horário, no restaurante da Festa do Pêssego, será servido o jantar com borrego no rolete.

A Banda Radio Radar faz um show gratuito no palco principal a partir das 20h30.

No sábado (30) e no domingo (1º), o Salão de Negócios, a Feira de Sabores e a venda do pêssego ocorrem das 9h até as 22h, no Pavilhão João Wasilewski e área externa do parque. Nos dois dias, a partir das 9h, inicia a Exposição de Ovinos e da Erva Mate. Ao meio-dia, será servido o almoço com borrego no rolete.

No sábado (30) à noite, o palco principal terá duas atrações: a dupla Luan e Alex, a partir das 20h, e o show nacional da dupla Edson e Hudson, às 21h.

No domingo (1º), o palco principal recebe o projeto “Minha Cidade é Massa” a partir das 14h. A dupla Gilberto e Gilmar sobe ao palco às 18h e o cantor Loubet encerra a programação, com show às 19h.


Comentários