Irati e Região / Notícias

02/07/19 - 22h31 - atualizada em 03/07/19 às 14h38

50 mil pessoas são esperadas na 7ª edição da Expotexas

Chuva não vai atrapalhar, Centro de Eventos Miguel Belinoski recebeu um barracão coberto para shows e rodeio
Jussara Harmuch


A chuva não vai atrapalhar a 7ª edição da Expotexas, a maior feira do município de Teixeira Soares. O Centro de Eventos Miguel Belinoski, que abriga o evento, recebeu um barracão de mais de 2.400 m2, onde acontecerá o rodeio country e os shows, além da cobertura móvel que será instalada na área de exposição e de circulação entre os stands da feira gastronômica e de entretenimento.

Tradicionalmente a Expotexas comemora o aniversário da cidade, que dia 14 de julho completa 102 anos. A festa foi suspensa em 2018 por conta da forte chuva e granizo que castigou o município. A expectativa é grande. De acordo com o diretor de Cultura e Turismo e organizador da festa, Henrique Melo, o público esperado nos 4 dias de festa, que começa na quinta-feira, dia 11 e segue até domingo, é de mais de 50 mil pessoas.

PUBLICIDADE

Este ano haverá parquinho de diversões e a grade de shows começa com João Luiz Correira na quinta-feira, na sexta Pedro Paulo e Alex - PPA, sábado Fiduma e Jeca e Loubet no domingo. Tudo grátis. “A entrada no centro de eventos é livre, não haverá cobrança para assistir o rodeio e nem aos shows, apenas será cobrado a vaga do estacionamento, R$ 10,00, que será repassado ao hospital. Da mesma forma será cobrado 10 reais para o baile da terceira idade, revertido ao Provopar Municipal”, informa Henrique.

Na edificação do pavilhão coberto acontecerão um culto ecumênico, na sexta-feira será o Dia do Produtor, com palestras e almoço e para encerrar, no domingo, baile da terceira idade. Haverá almoço para população em geral no sábado e domingo.

“A programação inicia a partir das 19 horas com shows de artistas locais, o rodeio começa às 20h, teremos a prova dos três tambores, com atletas femininas, que se apresentarão todos os dias”, descreve o diretor.

PUBLICIDADE

A atração principal, o rodeio country, é organizado pela Radade Rodeo Cup, Liga Nacional de Rodeio e BR Company. “São montarias em touros de quase 1 tonelada, estilo americano, atrações a nível nacional”, conta Henrique, explicando que o tempo entre o fim do rodeio e o início dos shows, para adequar a área da arena para entrada das pessoas, é de cerca de 40 minutos. A previsão de horário de início dos shows é 22h30.

Feira Técnica

Outra novidade será a III Fenovinos, Feira Rotativa de Ovinos, em uma parceria com a Associação Paranaense de Criadores de Ovino (OVINOPAR) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

“Fomos buscar esta feira que está na 3ª edição, são mais de 200 animais expostos do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Também haverá exposição agrícola, agropecuária, equipamentos e do comércio local, que está sendo organizada pela Associação Comercial”, conta.

PUBLICIDADE

Segurança

Ao que parece, tanto o barracão quanto o pavilhão edificado estão dentro das normas de segurança. Os dois locais possuem hidrantes, sensores de incêndio e a canalização de água é abastecida por um caixa de 20 mil litros.

De acordo com Henrique, está sendo atendido a todos os requisitos de segurança. Os projetos de prevenção das áreas cobertas móveis e arquibancadas são separados do geral. A prefeitura disponibiliza ponto de água e luz, geradores extras e banheiros químicos para atender os stands. A vistoria dos Bombeiros acontece um dia antes das festividades.

PUBLICIDADE

Comentários