Irati e Região / Notícias

18/04/19 - 00h38 - atualizada em 18/04/19 às 12h47

8ª CIPM condecora oficiais em ato de homenagem a Tiradentes

Durante solenidade em memória ao patrono da PM, foram entregues medalhas a 22 policiais

Da Redação, com reportagem de Sidnei Jorge (Sidão) 

Vinte e dois oficiais receberam medalhas em solenidade de homenagem ao patrono da Polícia Militar, Tiradentes, realizada no Plenário da Câmara de Irati nesta quarta (17). Entre os oficiais condecorados estão policiais militares e bombeiros.

“Tivemos a solenidade de Tiradentes e enaltecemos o serviço da Polícia Militar, esses bravos guerreiros que, no dia a dia, dão suas próprias vidas, em busca de uma sociedade melhor, mais justa e mais tranquila”, resumiu o Major Heraldo Correia de Lima, Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). “Nada seria possível se não tivesse o engajamento da sociedade organizada, se não tivesse o apoio da população da região e de Irati”, complementou.

De acordo com o Major, a interação da PM com o Poder Judiciário e o Ministério Público, com as demais forças de segurança – Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal – é sempre benéfica à sociedade.

PUBLICIDADE

Entre os oficiais homenageados por ato de bravo e por ato de humanidade estão os que resgataram um homem de uma casa incendiada, através de um buraco na parede. “Muitas coisas acontecem em questão de segundos, ou minutos. Eles tiveram que agir prontamente, dando um jeito de entrar na casa por um buraco que fizeram na parede e salvar uma vida. Isso tem que ser enaltecido, porque as coisas boas da PM têm que ser enaltecidas. O dia a dia nosso não é fácil, pois são 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. É muito trabalho”, salientou.

Outra ação policial que rendeu condecoração com medalhas foi um confronto com ladrões de banco, que explodiram caixas eletrônicos de uma agência bancária em Inácio Martins. “Os policiais se depararam com a ocorrência e chamaram apoio da Rotam e de outras equipes daqui de Irati, que se deslocaram até lá e fizeram esse enfrentamento. Conseguiram obter êxito e, com essa ação, são homenageados hoje com promoção por ato de bravura”, explicou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC     

Texto continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Confira a lista de homenageados

Condecorados

Foram condecorados com a medalha de bronze, concedidas aos policiais com dez anos de serviços prestados sem punições administrativas, os soldados Adriano da Silva Neves Taborda, Elias Marcelo Machado e Walton Witkowski. Com a medalha de prata, concedida por 20 anos de serviços prestados sem punições, foram agraciados os soldados Geraldo Claudio Mocelim e Edinaldo Baranhuk.

Receberam a medalha de prata e bronze, quando se concede duas medalhas no mesmo ato, os soldados Orrevaldir Loch de Paula, Luciano Hanycz e Roberto Carlos Kuster.

Foram agraciados com a medalha de humanidade, conferida ao policial que coloca sua própria vida em risco, numa situação adversa, para salvar a vida de outrem: o 1º sargento Fábio Ferraz, o 3º sargento João Augusto Sabatovicz, o 3º sargento Luiz Ivan Ribeiro Eidam, o cabo Maurício Luan Munhoz, o cabo Édipo Luís Garcia e o cabo Anderson Gaspar Valenga.

PUBLICIDADE

Receberam promoção por ato de bravura o 2º sargento Erronei Ramos, o 3º sargento João Augusto Sabatovicz, o 3º sargento Charles Roberto Andrade, o cabo Robson Barankievicz, o cabo Everton Gnatkowski, o cabo Renato Kruger e o cabo César Maidel.

Compuseram a mesa de autoridades o Major Heraldo Correia de Lima, Comandante da 8ª Cia; o prefeito Jorge Derbli; a juíza Mitzy de Lima Santos, supervisora da 4ª Vara Judicial da Comarca de Irati; o vereador Edson Luiz Elias (Soldado Elias), que representou o presidente da Câmara, vereador Valdenei Cabral; o capitão Jorge Augusto Ramos, comandante do Corpo de Bombeiros de Irati (3º SGB/2º GB); o presidente do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) e secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Carlos Ramos e o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Frederico Ruva Neto. Os vereadores de Irati Rogério Kuhn e Roni Surek e o presidente da Câmara de Fernandes Pinheiro, Rosene Pabis, também participaram da solenidade.

PUBLICIDADE

Tiradentes – Patrono das Polícias

Antes de se tornar o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier fora militar da cavalaria imperial, mas pediu licença, em 1787, inconformado com a perda da promoção para marechal da patrulha do Caminho Novo. O posto de alferes, ocupado por ele, era a patente inicial do oficial naquela época. Em 1946, o então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, assina o decreto-lei 9208, de 29 de abril, instituindo o dia 21 de abril como Dia das Polícias Militares e Civis.

Cerimônia alusiva ao patronos da PM ocorreu na Câmara de Irati

Comentários