Irati e Região / Notícias

23/02/19 - 13h05 - atualizada em 15/03/19 às 14h43

Aconteceu: Comissão recomendou exoneração de secretário da Fazenda

Radiocomunicador, drogas, munições e outros objetos foram apreendidos em Irati. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá durante a semana

Polícia Civil deflagra Operação Falcão Negro em Irati

Policiais civis da 41ª Delegacia de Irati, em parceria com a equipe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, deflagraram na manhã de hoje a Operação Falcão Negro. Desde as 6 h, diligências foram feitas em diversos bairros da cidade, inclusive com a utilização de um helicóptero. A operação contou também com o apoio do canil da Guarda Municipal e do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil. 

Conforme o delegado Paulo César Eugênio Ribeiro, o principal objetivo da operação foi o combate ao tráfico de drogas em Irati. Foram realizadas diligências nos bairros Pedreira, Jardim Planalto e Canisianas, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Foram apreendidas drogas, um radiocomunicador, dinheiro e vários celulares. 

Confira os detalhes na entrevista gravada por Tadeu Stefaniak 

Comissão recomendou exoneração de secretário da Fazenda de Irati 

Valmir Emiliano foi exonerado do cargo de secretário da Fazenda de Irati. O decreto de exoneração foi assinado pelo prefeito Jorge Derbli na segunda-feira, 18, e publicado dois dias depois no Diário Oficial do Município. 

A reportagem é de Rodrigo Zub, com locução de Juarez Oliveira


Chuva forte causa enxurradas na rua Camacuã 

Moradores do bairro Rio Bonito, em Irati, tiveram transtornos na manhã de quarta-feira, 20. A chuva forte que começou por volta das 7h30 transbordou o Rio do Meio, causou erosão e danificou a pavimentação da rua Erna Van Der Neut, nas proximidades de uma rotatória, e dificultou o trânsito de veículos, principalmente de pessoas que saíam de suas casas para trabalhar no horário de pico.

A reportagem é de Rose e Anderson Harmuch, com texto de Rodrigo Zub


Ex-delegado de Rebouças é condenado por corrupção passiva 

O ex-delegado de Rebouças, Eduardo Mady Barbosa, foi condenado em segunda instância a cinco anos de prisão em regime semiaberto. Ele é acusado de corrupção passiva. O processo pelo qual o ex-delegado foi condenado está relacionado à Operação Tentáculos, deflagrada em 2005, enquanto ele comandava a Delegacia de Marechal Cândido Rondon. 

Barbosa e outros três policiais envolvidos no caso foram condenados por extorsão do proprietário de uma pistola durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na localidade de Porto Mendes. O proprietário teria solicitado aos policiais que trocassem a arma apreendida no registro por um revólver, o que reduziria a sua pena, uma vez que a pistola é de uso restrito das Forças Armadas. 

Os policiais teriam solicitado dinheiro ao homem para efetuar a troca, o que configura crime de extorsão, conforme a interpretação da investigação. Na oportunidade, outras duas pessoas e o delegado, que foram condenados em 1ª instância, recorreram da decisão. No caso dos policiais, o prazo para cumprimento do mandado de prisão prescreveu, segundo Barbosa. 

Acompanhe mais informações na reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Amilton Ferreira

Furto de cabos da Copel deixou 11.500 consumidores sem luz 

O furto de cabos de aterramento na Subestação da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em Rio Azul causou transtornos para a população e prejuízos materiais para a empresa. O incidente foi registrado na segunda-feira, 11. 

Confira mais detalhes na reportagem de Rodrigo Zub, com locução de Rose Harmuch e Ademar Bettes

Grupo rio-azulense inicia preparativos para encenar Paixão de Cristo 

A dois meses da Páscoa, já estão a todo vapor os ensaios para a encenação da Paixão de Cristo, que ocorrerá na Sexta-Feira Santa, 19 de abril, às 20h, no Estádio Municipal Prefeito Orestes Pallú, em Rio Azul. No ano passado, com as atenções voltadas para a gravação de um filme sobre o Centenário de Rio Azul, o Auto da Paixão deixou de ser realizado. 

A reportagem da Najuá conversou com o diretor da peça, Luis Emanuel Nunes, o “Mano”, e um dos organizadores da apresentação, Osvaldo Kostiuk Junior, que falaram sobre o início dos ensaios e as formas de custeio. 

A entrevista foi gravada por Rodrigo Zub 


Prefeitos do interior são surpreendidos com bloqueio de atendimentos médicos em Curitiba 

Desde o dia 1º de fevereiro, todos os atendimentos e marcações de consultas de média complexidade para pacientes de todos os municípios do interior do estado, oferecidos pela Secretaria de Saúde de Curitiba, estão bloqueados. A decisão foi comunicada a todos os chefes das regionais de saúde e surpreendeu os prefeitos e secretários de saúde. 

Por este motivo, gestores da região foram convocados para uma reunião extraordinária na sede da AMCESPAR no dia 15 de fevereiro. Na ocasião, os prefeitos assinaram um documento que solicita providências junto à Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para que os atendimentos especializados sejam retomados. 

A matéria foi produzida por Paulo Henrique Sava

Irati registrou saldo positivo de empregos em 2018 

A exemplo do que aconteceu em todo o Brasil, a região sudeste do Paraná registrou crescimento no número de empregos em 2018. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apesar de o número de desempregados ter sido de aproximadamente 2,8 mil pessoas, foram criadas aproximadamente 3 mil vagas de emprego somente em Irati, o que representa um saldo positivo de 200 vagas, conforme explica o gerente da Agência do Trabalhador de Irati, Marcelo de Ávila Francos. 

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Amilton Ferreira

Tecnologia em sala de aula: professores e escolas estão preparados? 

Na última semana, as escolas das redes estadual e municipal de ensino retomaram as aulas em todo o Paraná. Algumas escolas, como o Novo Colégio São Vicente de Irati, vão utilizar celulares e tablets como ferramentas pedagógicas. Porém, será que professores e instituições da rede pública de ensino estão preparados para utilizar estes equipamentos? 

Como está a preparação dos alunos para utilizar a tecnologia e a internet para as atividades pedagógicas? A psicopedagoga Loriane Fleischer e o assessor do Novo Colégio São Vicente, Edélcio José Stroparo, debateram o assunto durante o programa Espaço Cidadão da Super Najuá. 

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Rose Harmuch


Comentários