Irati e Região / Notícias

11/03/19 - 18h10 - atualizada em 11/03/19 às 18h25

Aconteceu: Empresa de consultoria vai fiscalizar obras entre Irati e São Mateus

Fique bem informado neste início de semana e acompanhe as reportagens que foram destaque na Rádio Najuá nos últimos dias

Empresa de consultoria vai fiscalizar obras entre Irati e São Mateus

Um projeto sonhado há mais de 50 anos pelos moradores da região está saindo do papel: a pavimentação da rodovia PR 364, no trecho que liga Irati a São Mateus do Sul. Foi o que garantiu o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. 

Em entrevista à Najuá, ele confirmou o início das obras, mas disse que elas começaram de forma lenta. O secretário ressalta que os trabalhos devem ganhar um ritmo mais rápido com a chegada de uma empresa de consultoria que vai fiscalizar os trabalhos, o que deve acontecer nos próximos 15 dias. 

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com auxílio na locução de Ademar Bettes e no texto de Rodrigo Zub

Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42-9-9113-5618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC    

Juventus esclarece desistência de doação de parte de terreno à Prefeitura 

O presidente do Juventus Futebol Clube, Fernando Pereira da Luz, emitiu uma nota de esclarecimento, no início desta semana, acerca da decisão do clube, que fica no bairro Engenheiro Gutierrez, em desistir da doação de parte de seu terreno para a Prefeitura. A diretoria informa que, há alguns meses, o município cogitava a construção de uma pista de caminhada no entorno do estádio do Juventus. 

Segundo o presidente, um membro de um dos conselhos do clube teria iniciado conversas com o Município – sem o aval da Presidência – a fim de que fossem executadas outras benfeitorias numa área livre do terreno, ao lado do campo. Membros da Associação de Moradores do bairro teriam participado dessas conversas, que só chegaram ao conhecimento da cúpula do Juventus algum tempo depois, quando o assunto já estava bastante adiantado. 

Confira mais detalhes na reportagem produzida por Edilson Kernicki, com locução de Ademar Bettes e Tadeu Stefaniak 

Secretaria de Esportes de Prudentópolis realizará torneio de Vôlei de Areia

Estão abertas as inscrições para a 1ª etapa do Torneio de Vôlei de Areia 2019, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Prudentópolis. A etapa será realizada nos dias 14 e 15 de março, na Praça Coronel José Durski – a Praça do Fórum.

A disputa será em categoria livre no masculino e feminino. Segundo a coordenadora de eventos da Secretaria de Esportes, Micheli Muhlbeier, o torneio terá cinco etapas disputadas ao longo do ano.

Grupo de Oração realiza 2ª Via Sacra na Serra da Esperança

Depois de atrair mais de 400 fiéis em 2018, o Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, resolveu repetir a experiência e promover a 2ª Via Sacra na Serra da Esperança. Os fieis vão percorrer os seis quilômetros da serra no dia 7 de abril, enquanto refletem as 14 estações que narram a trajetória de Jesus entre sua condenação à morte na cruz até a ser levado ao Santo Sepulcro. A 15ª Estação – a Ressurreição – será feita apenas na Páscoa.

A reportagem da Najuá conversou com os organizadores do evento, Romário Pelepek e Gilvano Gulbinski, que explicaram como surgiu a iniciativa de realizar a Via Sacra na Serra.

A entrevista foi gravada por Rodrigo Zub



Prefeitura de Irati prorroga contrato da HMS para coleta do lixo orgânico

A Prefeitura de Irati prorrogou até o fim do ano o contrato com a empresa HMS Gestão de Resíduos para coleta do lixo orgânico no município. A informação foi confirmada à nossa reportagem pela secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski. A empresa deverá executar o serviço até dezembro.

Confira mais informações na matéria de Paulo Henrique Sava



Marcelo de Mattos segue no comando do IAP

O escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Irati continuará sob o comando do engenheiro Marcelo de Mattos. Ele foi nomeado pelo governador Ratinho Junior para seguir à frente do órgão. Marcelo já desempenha a função de chefe regional do IAP há três anos e meio. Nesse período, Beto Richa e Cida Borghetti passaram pelo cargo de governador do Estado.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Rose Harmuch e Nilton Luy


Diretoria da OAB esclarece dúvidas a respeito do auxílio-reclusão

A presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Irati, Sônia Mara Gerchevski, e o advogado Jair Kullitsch, participaram do programa Espaço Cidadão para esclarecer dúvidas a respeito do pagamento do Auxílio-reclusão, repassado para familiares de detentos do sistema prisional brasileiro.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava

Diácono fala sobre início da Campanha da Fraternidade

Começou na quarta-feira, 6, a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano chega à sua 57ª edição. Nesta edição, a Campanha terá como tema Fraternidade e Políticas Públicas, e o lema coloca a Igreja Católica frente a frente com o futuro da sociedade: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

O diácono Renato Marochi comenta que a Igreja escolhe a Quaresma para fazer a Campanha da Fraternidade porque considera que este é um período de penitência, e que os temas abordados representam o jejum pregado pelo cristianismo e devem produzir mudanças no ser humano. O tema das políticas públicas também se encaixa neste perfil.

Confira a reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Rose Harmuch



Toninho assume interinamente a presidência do Iraty

Com o pedido de Cícero Moreira Gomes, o Xirú, de licença do cargo pelo prazo de 60 dias, Antonio Martins de Albuquerque, o Toninho, assumiu interinamente a presidência do Iraty Sport Club. Ele afirma estar feliz com a aprovação do Conselho Deliberativo, animado com o desafio de presidir o clube nesse período e, mais ainda, com a participação do time na 2ª divisão do Campeonato Paranaense. O Azulão estreia na competição no dia 7 de abril, contra o União, no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão.

Acompanhe mais informações na reportagem de Tadeu Stefaniak, com locução de Paulo Henrique Sava e texto de Edilson Kernicki

Bacil defende criação de Frente Parlamentar da Erva Mate na ALEP

O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) usou a tribuna na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), para defender a criação da Frente Parlamentar da Erva Mate, a fim de buscar apoio para fomentar a cadeia produtiva da erva mate, produto de importância regional que faz parte da história paranaense. São Mateus do Sul, sua base eleitoral, é considerada a Capital da Erva Mate.



Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados