Irati e Região / Notícias

07/07/19 - 11h58 - atualizada em 07/07/19 às 12h03

Aconteceu: Jovens percorreram 700 quilômetros de Ipiranga até Aparecida de bicicleta

Morador localizou professoras que se perderam na Flona. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá durante a semana

Pesquisadoras são resgatadas após passarem a noite na Flona

Duas pesquisadoras, sendo uma doutoranda de Engenharia Florestal na Unicentro e uma professora da Universidade Tecnológica Federal de Ponta Grossa foram resgatadas na manhã de ontem, depois de passarem a noite perdidas dentro da Floresta Nacional de Irati (Flona). As duas faziam parte de um grupo de cinco pesquisadores, composto de dois homens e três mulheres, que visitaram a área de pesquisa existente na Unidade de Conservação, na segunda-feira, 1º. 

Acompanhe mais informações sobre o resgate na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, e participação na locução de Juarez Oliveira

50 mil pessoas são esperadas na 7ª edição da Expotexas 

A chuva não vai atrapalhar a 7ª edição da Expotexas, em Teixeira Soares. O Centro de Eventos Miguel Belinoski, que abriga o evento, recebeu um barracão de mais de 2.400 metros quadrados, onde acontecerá o rodeio country e os shows, além da cobertura móvel que será instalada na área de exposição e de circulação entre os stands da feira gastronômica e de entretenimento. 

Confira mais detalhes da programação do evento na reportagem de Jussara Harmuch, com locução de Rodrigo Zub e Ademar Bettes


Derbli comenta polêmica das horas-extras na Secretaria de Saúde 

O prefeito Jorge Derbli (PSDB) comentou a polêmica em torno do pagamento de horas-extras a servidores municipais, especialmente aos da área da saúde. O assunto veio à tona, recentemente, depois que a Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Odilon Burgath (PDT), devido a uma denúncia de que teria ocorrido suposto pagamento irregular de horas-extras durante seu mandato. Havia denúncia semelhante contra o ex-prefeito Sérgio Stoklos (PSD), mas o caso foi arquivado. 

Por último, a denúncia de um jornalista independente, dando conta de que algumas servidoras estariam dobrando os próprios salários somente com as horas-extras, repercutiu na cidade. A repercussão deu margem ao surgimento de um boato de que os servidores da saúde não atuariam em regime de plantão durante o Rodeio de Integração. O prefeito desmente o boato e assegura que haverá plantão do PA durante os dias de rodeio e uma ambulância disponível no local do evento. 

Confira um trecho da entrevista concedida no Meio Dia em Notícias

Jovens de Ipiranga pedalam durante seis dias em romaria até Aparecida 

Muito preparo físico e fé foram necessários para que um grupo de quatro jovens percorressem, de bicicleta, os mais de 700 quilômetros que separam as cidades de Ipiranga, onde eles moram, e Aparecida (SP). Elielton Bonete, Adriel Novaski, Édipo Felipe Correia e Nicolau Basso Júnior partiram de Ipiranga em direção ao Santuário Nacional de Aparecida às 5h da manhã do dia 22 de junho, um sábado. Eles chegaram ao destino na tarde da sexta-feira seguinte (28). 

Confira mais detalhes na reportagem de Edilson Kernicki, que tem informações da assessoria da Diocese de Ponta Grossa e locução de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira 


Circulação de animais no Rodeio de Irati depende da apresentação de GTA 

Como ocorre em todos os anos, a circulação de animais no Rodeio de Irati, que acontece de 12 a 14 de julho, no CT Willy Laars, estará sujeita à apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento é obtido no escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR). 

A reportagem é de Rodrigo Zub, com auxílio na locução de Juarez Oliveira e texto de Edilson Kernicki


Derbli fala sobre construção de novo reservatório de água em Irati 

Começou a operar na semana passada o novo reservatório de água da Sanepar em Irati. Localizado no Conjunto Fernando Gomes, o novo sistema tem capacidade de armazenamento de 1 milhão e 600 mil litros de água tratada, atendendo a Vila São João, Jardim Aeroporto, Vila Matilde, Joaquim Zarpellon, Vila Raquel, Lagoa, Riozinho, Engenheiro Gutierrez e parte do bairro Stroparo.

Segundo o prefeito Jorge Derbli, foram investidos recursos na ordem de R$ 6 milhões e 300 mil reais em parceria entre a Prefeitura e a Sanepar. 

Em entrevista ao repórter Sidnei Jorge, o prefeito falou sobre a obra que foi realizada


PRF apresenta balanço das atividades realizadas no 1º semestre 

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 14,9 toneladas de drogas no Paraná de janeiro a junho. O balanço de ocorrências atendidas no primeiro semestre foi divulgado nesta semana. 

Confira mais dados apresentados na reportagem de Rodrigo Zub


Vacinação contra aftosa alcança 99% de cobertura em Irati 

A campanha de vacinação contra a febre aftosa atingiu 99% do rebanho bovino e bubalino entre zero e 24 meses, na cidade de Irati, de acordo com a médica veterinária Cristina Barra do Amaral Bittencourt, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR). Essa etapa de imunização, realizada em maio, foi a última antes da retirada da vacina no Paraná. 

A reportagem é de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, locução de Rose Harmuch e Nilton Luy

Comentários