Irati e Região / Notícias

03/03/19 - 11h17 - atualizada em 03/03/19 às 11h25

Aconteceu: Justiça define data de júri popular de acusados de matar adolescente em Irati

Moradores reivindicam pavimentação de rua no bairro Canisianas. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá durante a semana

Acusados de matar Juziel vão à Júri Popular em maio

A Justiça marcou a data do Júri Popular dos acusados de matar o garoto Juziel Marcos Remes de Andrade em 2014. O julgamento foi marcado para o dia 7 de maio, às 9 h, no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Irati.

Na ocasião, o juiz Carlos Eduardo Faísca Nahas e mais sete jurados vão ouvir testemunhas de acusação e de defesa e os acusados do crime, Marcelo Padilha, Cléber Fabiano Farias de Souza Martins (Clebinho) e Luiz Fernando dos Santos (Xuxa). Depois, o magistrado deve emitir sua sentença sobre o caso. A marcação da data era aguardada desde a realização das audiências de instrução sobre o caso, que aconteceram nos dias 17 e 23 de setembro de 2014. Na oportunidade, além do interrogatório dos réus, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. 

Acompanhe mais informações na matéria produzida por Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava

Cidadã contrapõe vereador e encaminha caso ao MP

O 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara de Irati, Zequinha Bodnar (PV), levou tempo para ler o Expediente que deu entrada na sessão de terça-feira, 26. Isso ocorreu em função do ofício de Viviane Oleinik dirigido ao presidente Valdenei Cabral (PDT), para colocar em análise a conduta do vereador Rogério Kuhn (PV), levando em conta que ele sugeriu que fosse feito uma triagem dos documentos que chegam para o Plenário.

A reportagem é de Jussara Harmuch, com auxílio na locução de Paulo Henrique Sava.


PM realiza operação em três cidades da região 

A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de Irati realizou uma operação no interior dos municípios de Rebouças, Fernandes Pinheiro e Irati na quarta-feira, 27. O objetivo foi promover maior segurança aos moradores locais. A ação teve início às 14 h e foi concluída somente ao anoitecer com a participação das equipes de Rádio Patrulha, ROTAM, Serviço Reservado e parte do Efetivo Administrativo.

A matéria foi produzida por Rodrigo Zub


Moradores cobram melhorias na rua Ladislau Delong

Moradores da Rua Ladislau Delong, no bairro Canisianas, cobram melhorias nas condições de tráfego na via. A reivindicação, segundo Viviane Oleinik, uma das moradoras, se arrasta pelos últimos cinco anos, com uma série de protocolos registrados em setores diversos da Prefeitura, especialmente o Pátio de Máquinas, sem que tivesse surtido efeito.

A sugestão do vereador Rogério Kuhn (PV), na semana passada, de que o expediente das sessões do legislativo – isto é, os convites, requerimentos, ofícios e outros documentos que são remetidos à Câmara e lidos nas reuniões – passasse por uma “triagem”, serviu de estopim para que o grupo de moradores lotasse o Plenário da Câmara na terça-feira (26). Eles acompanharam a leitura do ofício encaminhado aos vereadores, solicitando que estes se empenhassem em cobrar do Executivo uma solução para os problemas da rua.

Até agora, não houve retorno de um abaixo-assinado encaminhado pelos moradores à Prefeitura, protocolado no ano passado. Em entrevista a nossa reportagem, Viviane alegou que o primeiro pedido foi apresentado em 2014, ainda durante a gestão anterior.

Bartoski pede para abrir Posto de Saúde de Faxinal dos Neves

Na sessão da Câmara de Irati realizada na terça-feira, 26, o vereador Nivaldo Bartoski (PSDB) apresentou indicação para reabertura da unidade de saúde de Faxinal dos Neves, que atende aproximadamente nove comunidades próximas, no interior do município. Ele lembrou que já é a terceira vez que pede a mesma coisa, mas disse que o prédio não precisa ser inaugurado.

A reportagem é de Jussara Harmuch




Placa do Mercosul vai ficar? Entenda as alterações 

Aproximadamente 30% dos veículos emplacados com o novo modelo de placa do Mercosul em todo o Brasil está no Paraná. Em todo o estado, o DETRAN já emplacou quase 273 mil automóveis no novo padrão. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu o prazo de 30 de junho de 2019 para que todos os estados iniciem a implantação.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava e Jussara Harmuch


Candidaturas femininas “laranjas” e a violência contra a mulher 

A ideia de fazer um programa para discutir política entre mulheres se concretizou com a estreia do programa “Mulheres, política e tudo mais”, na Super Najuá 92,5. O primeiro foi ao ar no sábado, dia 23, conduzido pela diretora da Najuá, Jussara Harmuch com a colaboração das ex-vereadoras Otília Setnarski, e Ieda Regina Schimaleski Waydzik, com a participação especial da presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Irati, Sônia Mara Gerchevski e o assunto foi Candidaturas femininas “laranjas” e a violência contra a mulher.

A reportagem é de Jussara Harmuch, com locução de Vânia Andrade


Presidente do Iraty solicita afastamento por 60 dias

O presidente do Iraty Sport Club, Cícero Moreira Gomes, o “Xirú”, se afastou da presidência do clube por 60 dias. Neste período, o vice-presidente Antônio Martins de Albuquerque, o “Toninho”, será o presidente interino.

Em áudio enviado à reportagem da Najuá, Xirú justifica o afastamento dizendo que vem encontrando dificuldades em conciliar a presidência com suas atividades profissionais

Grupo RiOuChora adia apresentações da peça “A Próstata Vai Bem?” 

Com abordagem didática e bem-humorada, a peça “A Próstata Vai Bem?”, encenada pelo grupo de teatro RiOuChora, vai demorar um pouco mais do que o previsto para ser apresentada em 31 comunidades rurais de Rio Azul e quatro vilas da área urbana.

A turnê pelas comunidades, que inicialmente começaria no dia 17 de fevereiro, no campo da Beira Linha, foi adiada para o domingo passado, dia 24, em função da chuva. Entretanto, o ator Talbian Raony Przybycz, fraturou a perna e o início do projeto teve que, novamente, ser postergado. Talbian relata que vai precisar de dois ou três meses para se recuperar. Só depois desse período, é que o grupo vai iniciar as apresentações.

A reportagem é de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, e locução de Rose Harmuch e Ademar Bettes

Corrida e Caminhada das Estações reuniu 150 participantes em Prudentópolis

A 2ª edição da Corrida e Caminhada das Estações aconteceu no último sábado em Prudentópolis. O percurso da caminhada foi de 4,5 km e o da corrida de 6,5 km. A largada e a chegada aconteceram no Centro de Eventos. O evento teve participação de competidores de Prudentópolis, Guarapuava, Rio Azul, Imbituva e Irati.

A reportagem é de Rodrigo Zub

Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados