Irati e Região / Notícias

16/03/19 - 13h29 - atualizada em 16/03/19 às 13h36

Aconteceu: Prudentópolis se torna 1ª cidade paranaense a formalizar acordo com ucranianos

Secretário de Cultura planeja retomar festivais de música em Irati. Acompanhe as reportagens que foram destaque da programação da Rádio Najuá nesta semana

Prudentópolis firma parceria internacional com cidade ucraniana de Ternopil

O município de Prudentópolis se tornou, oficialmente, cidade-irmã de Ternopil, na Ucrânia, através da assinatura de um termo de cooperação entre as duas cidades, firmado no dia 6 de março, em solenidade no Clube 12 de Novembro. O documento foi assinado, respectivamente, pelo prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klossowski, e pelo prefeito de Ternopil, Serhiy Nadal. Prudentópolis é a primeira cidade paranaense a formalizar esse tipo de acordo com uma cidade ucraniana. O governador em exercício, Darci Piana, participou da solenidade. 

A reportagem foi produzida por Edilson Kernicki, com locução de Ademar Bettes e Rose Harmuche 

Secretário de Cultura planeja retomar festivais de música em Irati

O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van Der Neut, cogita retomar os festivais de música sacra e sertaneja em Irati. O Festival Iratiense de Música Sacra (FIMUSA) está marcado para o mês de junho, no Centro de Eventos Italiano. A organização está sob responsabilidade de Herculano Batista Neto. No entanto, há ainda a necessidade de uma conversa com a Secretaria de Cultura para uma parceria na organização do evento. Alfredo ressalta a importância da realização dos festivais. 

A matéria foi produzida por Paulo Henrique Sava, com locução de Gislaine Neves


Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42991135618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC 

Conheça história da 1ª motorista de transporte escolar do PR aprovada em concurso público

Dados do Anuário Estatístico 2017 do Detran/PR indicam que, das 300 mil habilitações das categorias D e E, apenas 11.612 pertencem a mulheres. Ou seja, de todos os habilitados a conduzir ônibus no Paraná, apenas 3,86% são mulheres. 

Uma dessas mulheres é Fabiula Candeo, de 27 anos, a primeira a assumir o cargo de motorista de transporte escolar concursada em uma Prefeitura no Estado do Paraná. Fabiula era instrutora de trânsito em Irati até que surgiu um concurso público, em Rebouças, para o cargo de motorista de transporte escolar. Entre os quase 200 candidatos, ela ficou em 4º lugar. 

Fabiula conversou com a nossa reportagem e contou alguns desafios da profissão. A entrevista foi gravada por Rodrigo Zub

Abaixo-assinado virtual solicita instalação de Delegacia da Mulher em Irati 

O Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Irati lançou um abaixo-assinado virtual para reivindicar a instalação de uma Delegacia da Mulher no município. 

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava

Prefeitura de Irati responde pedido de informações sobre melhorias no Parque Aquático 

O pedido de informações do vereador emedebista Hélio de Mello a respeito da reforma do trenzinho e outras melhorias realizadas no Parque Aquático por ocasião da Festa do Pêssego, foi respondido na sessão de terça-feira, 12, da Câmara de Irati. 

Confira o resumo da reunião na reportagem de Jussara Harmuch, com locução de Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub

Rio Azul tem novo secretário de Esportes 

O professor de Educação Física, Douglas Ariel Vianna, assumiu a Secretaria de Esportes, Recreação e Turismo de Rio Azul nesta semana. O novo secretário substitui Luiz Fernando Bonotto, que coordena as atividades da Escolinha Furacão no município. 

A matéria foi produzida por Edilson Kernicki, com locução de Rose Harmuche e Ademar Bettes

Secretarias de Educação e de Segurança Pública lançam projeto “Eu Faço a Minha Parte” 

Os 581 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Irati receberão palestras de agentes da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito (Iratran) sobre temas como bullying, drogas, indisciplina e segurança. O ciclo de palestras, que se estende pelos meses de março, abril e maio, integra o projeto “Eu Faço a Minha Parte”, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Educação e de Segurança Pública. 

Acompanhe mais informações na reportagem de Jussara Harmuch e Paulo Sava, com texto de Edilson Kernicki, e locução de Nilton Luy e Rose Harmuch 

Semana da Paz em Casa foi promovida em Irati

A Semana Paz em Casa, promovida nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve atividades em Irati. O Núcleo Maria da Penha (Numape), da Unicentro, prossegue as atividades a partir de segunda-feira, 18, até sexta, 22, nas escolas estaduais com a campanha “O Silêncio Mata”.

Confira mais informações no áudio que tem locução de Nilton Luy e Rose Harmuch, com reportagem de Paulo Sava e Jussara Harmuch, e texto de Edilson Kernicki

Autoridades policiais poderão determinar penas em casos de violência contra a mulher 

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal aprovou em fevereiro o Projeto de Lei nº 94/2018, que permite o afastamento imediato do agressor em casos de violência contra a mulher. Conforme o texto do Projeto, em cidades que não sejam sede de comarca, a decisão poderá ser tomada pelo delegado ou pelo policial que atendeu a ocorrência. 

O Projeto de Lei ainda precisa ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça da casa para depois ser votado em plenário no Senado e na Câmara. Em seguida, caso seja aprovado, o projeto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

O delegado de Irati Paulo César Eugênio Ribeiro destaca que esta medida poderá agilizar os atendimentos em cidades que não tenham um juiz responsável. Ele ressalta que, nestes municípios, os processos tramitam de forma mais lenta. 

A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava

Prefeitura de Irati toma medidas para que cidadão realize separação correta do lixo em Irati 

A coleta do lixo reciclável foi ampliada em Irati. Desde o mês de fevereiro, os caminhões vêm passando diariamente no período noturno a partir das 18 horas na área central e duas vezes por semana nos bairros durante o dia. Esta ampliação faz parte da criação de um sistema integrado de coleta de resíduos em Irati. 

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Juarez Oliveira


Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados