Irati e Região / Notícias

03/01/13 - 02h12 - atualizada em 03/01/13 às 09h36

Cancha de bocha do Parque Aquático é inaugurada

A edificação tem 192,41 m2 de área total, incluindo pista e espaço para circulação
Sassá Oliveira, com informações de Tadeu Stefaniak

 
Edificação tem 192,41 m2 de área total
No último domingo (30), os jogadores de bocha de Irati ganharam um novo espaço na cidade para a prática deste tradicional esporte. Contando com as dimensões oficiais, foi inaugurada a cancha de bocha no Parque Aquático.

A edificação tem 192,41 m2 de área total, incluindo pista e espaço para circulação e segue as normas oficiais conforme o padrão adotado pela Confederação Brasileira de Bocha.

Com a construção da cancha de bocha no Parque Aquático, os praticantes deste esporte terão acesso a um espaço público adequado para a competição e o lazer. A obra foi executada com recursos próprios da ordem de R$ 63,3 mil.

A solenidade de inauguração da cancha reuniu autoridades como o Prefeito Sérgio Stoklos, assessores, o Presidente da Câmara municipal, Laudelino Antonio Fillipus, moradores do bairro e praticantes do esporte.

Na oportunidade foi repassado à 3ª Idade a documentação para o real uso da cancha.

{album}

Irati já foi campeão regional na modalidade

O professor Antonio Alceu Jacopetti, organizador e coordenador de várias competições de bocha em Irati, comenta que o município deve possuir cerca de 40 adeptos da modalidade. “Já houve uma Associação de Bocheiros que no momento não está ativa, mas Irati sempre teve muitos adeptos do esporte. Nos últimos anos, quem conduziu a bocha iratiense foi o Clube Sete, onde são realizados todos os jogos abertos.”

Jacopetti também destaca a mobilização dos associados do Clube Sete para construção de uma nova cancha, moderna, no padrão de carpete e MDF. “A bocha é uma modalidade de esporte que reúne amigos, que não gera intrigas”, destaca o professor. O professor se empolga em comentar que Irati chegou a ser campeão de regionais há quatro anos, e de já ter contado com grandes equipes desta prática esportiva como o Gedequim, Riozinho e Gutierrez. No último dia 11 deste mês, aconteceu no Clube Sete o encerramento do Campeonato Individual de Bocha, dirigido por ele, que teve como Campeão José Augusto Siquinel e como Vice-campeão Lineu Rodrigues de Oliveira.

Resumo histórico da bocha

A bocha tem sua origem em 3 a 4 mil anos antes de Cristo. Nesta época, o esporte era praticado com pedras esféricas no Egito e na Grécia Antiga, como forma de passatempo. O esporte “bocha” surge na Itália, no período dos imperadores, datado entre 68 /69 depois de Cristo, o chamado “bocce”, tinha festivais organizados por nobres e governantes, criando o profissionalismo. A versão italiana da bocha consiste em rolar esferas pelo chão em direção a algum objetivo. Com a expansão do exército romano, a modalidade foi difundida pela Europa. Em 1500, o esporte já era praticado na França, Espanha, Portugal e Inglaterra, com diversas alterações na regra que culminaram na popularidade que o esporte tem atualmente.

Comentários