Irati e Região / Notícias

12/12/11 - 18h17 - atualizada em 12/12/11 às 22h15

Cesar Silvestri Filho garantiu que vai se articular pelo recape de Gonçalves Junior

Depois que tomou conhecimento do que foi discutido pelo grupo de Irati em Curitiba, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho prometeu se articular para aprovar o convênio e agilizar o trâmite de início da obra
Jussara Harmuch Bendhack


Cesar Silvestri Filho esteve em Irati na semana passada e prometeu se esforçar para acompanhar a proposta de convênio
Cerca de 5 mil Km de estradas construídas pelo programa do governo Lerner “Caminhos da Educação”, há mais de 10 anos, hoje se encontram em estado precário. Esta informação foi transmitida pelo engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, José Pedro Weinand, na reunião que aconteceu em Curitiba a semana passada, quando o prefeito de Irati, Sérgio Stoklos e Rozenilda Romaniw Bárbara que ainda responde pela pasta de Viação e Serviços Rurais, acompanhados por um grupo de vereadores, entregaram a documentação comprobatória do estado crítico da rodovia entre Irati a Gonçalves Junior e apresentaram uma proposta de parceria entre estado e município para o recape do trecho que compreende 12 Km.

Na reunião o engenheiro disse que o convênio é possível, porém, é preciso antes definir os termos da parceria – levantamentos e definições do que caberá a cada instância – para que o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e o governador Beto Richa possam decidir pela autorização.

O deputado estadual Cesar Silvestre Filho (PPS) esteve em Irati na última sexta-feira (09) para o lançamento da obra do novo Ginásio de Esportes. Ele conversou com a reportagem da Najuá sobre esta reunião em Curitiba depois que tomou conhecimento do que foi discutido, com o relato do assessor por ele designado para acompanhar o grupo de Irati. Silvestri Filho contou que no mesmo dia ele conversou com o diretor geral do DER/PR Nelson Farhat, que lhe passou a orientação necessária de quais etapas seriam necessárias para realizar este convênio. “O Nelson se manifestou positivamente, apenas pedindo que manifestemos esta formalização no início do ano. Vou ficar em cima, a gente sabe que este tipo de projeto não basta encaminhar um ofício solicitando, tem que ser insistente, trabalhar de forma articulada com bastante determinação, e tenho muita fé que nós vamos conseguir resultado positivo”, afirmou o deputado que prometeu lutar pela aprovação do convênio.

Disse ainda que, uma vez firmado o convênio, haverá possibilidade de realizar uma operação reparadora emergencial, tipo “tapa-buracos” enquanto o trabalho definitivo não se inicia.

Rio Azul conseguiu parceria na gestão passada

O município de Rio Azul firmou convênio para recuperar 12 Km da rodovia que liga a cidade até a comunidade de Marumbi dos Elias.

O prefeito Vicente Solda contou à Najuá que a estrada foi construída na mesma época que a de Irati e também se encontrava em péssimo estado. O convênio de parceria com o estado se deu durante a gestão de Requião. “O governo passou através do DER a emulsão e a massa asfáltica, mas a empresa [que executou o serviço] foi o município que pagou”, disse Solda.

Perguntado sobre o investimento, o prefeito de Rio Azul disse que gastou em torno de R$ 700 mil.


Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados