Irati e Região / Notícias

20/11/15 - 23h02 - atualizada em 21/11/15 às 11h10

Clube 7 aprova novo estatuto e muda de nome

Agremiação se desvincula de Curitiba e passa a ser autônoma
Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak

Associados do Clube 7 aprovaram novo estatuto
O Clube 7 de Irati dissolveu o vínculo com o de Curitiba e passa agora a ter autonomia. A partir daí, definiu um novo estatuto, que foi aprovado na quarta-feira (18), em reunião extraordinária dos associados. O clube passa agora a ser designado Sociedade Ucraniana-Brasileira de Irati (Subrasi).

Epaminondas Brás Martins, um dos associados, conversou com a reportagem da Najuá e deu mais detalhes a respeito dessa mudança. Segundo ele, desde o início do ano, já tinha sido procurado pelo professor Antonio Alceu Jacopetti para realizar esse trabalho, “tendo em vista que a União Agrícola Instrutiva Irati,a filial de Irati, tinha que ser extinta em virtude de a matriz ter realizado uma assembleia em 1999, para que se extinguissem todas as filiais da União Agrícola”, explica.

De acordo com Epaminondas, a demora desse processo teve razões burocráticas, com o levantamento de documentos e o amadurecimento de ideias para a formatação desse estatuto autônomo. “Abraçamos a causa fazendo um novo estatuto para uma nova sociedade ucraniana, que será denominada Sociedade Ucraniana-Brasileira de Irati (Subrasi)”, conta.

O novo estatuto social já definiu a realização de duas sessões ordinárias para a escolha do Conselho Deliberativo, em 15 de dezembro, e sua posse, dois dias depois. Caberá a esse Conselho Deliberativo definir a nova diretoria para a Sociedade, a partir do início do ano de 2016. Também é o Conselho Deliberativo que vai escolher os membros do Conselho Fiscal. “Aí começa a tramitação da parte legal na Receita Federal, já com o novo CNPJ da nova entidade”, complementa.

Com autonomia financeira e administrativa na nova agremiação, os sócios deixam de ter que cumprir obrigações à matriz, como era até então. “A sociedade se torna independente financeira e administrativamente. Incorporou o patrimônio da antiga, bem como seus sócios e fundadores, preservando essa cultura ucraniana. É uma entidade jurídica com autonomia”, complementa.

O Clube 7 surgiu em 1921, quando um grupo de trabalhadores migrantes e descendentes de ucranianos resolveram fundar a associação em Irati. Em 1923, já haviam se articulado de tal forma que conseguiram adquirir a sede onde funciona o clube até hoje, 92 anos depois.

Clube 7 de Irati existe desde 1921
Antonio Alceu Jacopetti, Nestor Romaniuk e Epaminondas Brás Martins- associados do Clube 7

Reunião para escolha do Conselho Deliberativo será realizada em dezembro
Após aprovação do novo estatuto foi serviço um jantar para os associados


Comentários