Irati e Região / Notícias

20/07/19 - 00h08 - atualizada em 20/07/19 às 00h38

Comandante-Geral da PM e empresário recebem títulos de cidadania de Irati

Coronel Péricles de Matos e Carlos Reksua Filho foram homenageados na Câmara, no início de julho

Da Redação, com informações e fotos Assessoria 


O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, e o empresário Carlos Reksua Filho (Filho) receberam da Câmara Municipal de Irati os títulos de cidadania, em sessões solenes realizadas nos dias 2 e 3 de julho. A outorga do título de cidadão benemérito ao coronel e de cidadão honorário ao empresário integrou o calendário comemorativo pelos 112 anos de Irati.

A honraria entregue ao empresário Carlos Reksua Filho foi proposta pelo presidente da Câmara, Nei Cabral, e concedida através da Lei Municipal 4689/2019. Além dos vereadores, a cerimônia de entrega do título teve a presença do prefeito Jorge Derbli, secretários municipais e familiares do homenageado.

O propositor da homenagem destacou, na ocasião, que a honraria é concedida àqueles que realmente se dedicam ao engrandecimento de Irati e justificou que Sabiá, através de seu trabalho e de sua empresa, ligada ao setor agrícola, contribui para o desenvolvimento do município. “É uma pessoa querida por todos, que torna seus clientes, amigos. Faz 17 anos que Irati tornou-se a sua casa e de sua família, cidade pela qual o Sabiá tem muito amor, respeito e orgulho de morar e viver”, salientou Cabral.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

A filha do homenageado, Carla Reksua, prestou homenagem ao pai, dizendo que a família é privilegiada e que com ele aprendeu importantes valores, que hoje transmite aos filhos. “Pai, você é um exemplo, uma pessoa de grande coração, caráter, simples, humilde e carismático. Somos muito felizes nesta cidade e isso devemos a vocês, que escolheram Irati para viver”, discursou.

“Estou me sentindo honrado com esse título. Agradeço a Deus, à minha família, aos colaboradores da empresa, aos meus clientes e amigos. Agradeço a Irati, que é minha casa, minha cidade do coração, terra que me acolheu tão bem desde que cheguei”, resumiu o empresário Carlos Reksua Filho.

Derbli enalteceu o espírito empreendedor do homenageado e reafirmou o compromisso de sua administração em apoiar as micro, pequenas e médias empresas. “Nosso objetivo é estar sempre estimulando novos empreendedores, ajudando a escrever novas histórias de sucesso como a do Sabiá”, salientou.

PUBLICIDADE

Outra sessão solene, realizada em 3 de julho, concedeu o título de cidadão benemérito ao coronel Péricles de Matos, por proposição do vereador Alberto Schereda, e aprovada mediante a lei 4690/2019. O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR) nasceu em Irati em 1966, onde cresceu e estudou e foi educado na Assembleia de Deus, onde foi músico da Banda Ebenezer.

Ingressou na Polícia Militar em 1986, como cadete, e chegou ao posto de coronel em 2012, sendo atualmente o coronel mais antigo da corporação. Em 1989, foi promovido a 2º tenente; passou a 1º tenente em 1991. Sete anos mais tarde, foi promovido a capitão; tornou-se major em 2005; subiu ao cargo de tenente-coronel em 2009 até que foi promovido a coronel em abril de 2012. Péricles de Matos chefiava o Comando Regional da PM de Curitiba quando foi nomeado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior como novo comandante-geral da PMPR.

Péricles de Matos é formado pela Escola de Formação de Oficiais – Academia Policial Militar do Guatupê (1988); graduado em Direito pela PUC-PR (1996); formado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (2004) e possui Curso Superior de Polícia (2009). Seu currículo inclui uma vasta lista de cursos de especialização e uma série de condecorações militares.

“Esse é um dos momentos que nos faz sentir gente. No nosso treinamento policial, morremos um pouco todos os dias, vendo as misérias da sociedade, o crime, os homicídios, estupros e o sofrimento das pessoas, homens se superando na tentativa de prejudicar os seus semelhantes”, relatou o coronel homenageado.

PUBLICIDADE

Matos disse que se sentia muito agradecido pela homenagem e afirmou que não construiu sua trajetória sozinho. “Minha vida é um pedaço da vida de cada um de vocês. Registro meu respeito à minha família, colegas de profissão, amigos e aos meus professores, pois nenhuma autoridade pode levantar a cabeça perante qualquer outra, sem antes vergar sua cabeça diante de seus professores, que fazem a grandeza desse país, preparando as próximas gerações”, afirmou.

O coronel enfatizou que, embora tenha deixado Irati aos 18 anos, a cidade nunca saiu da vida dele. “Sou uma colcha de retalhos da vida de cada um de vocês. Tenho orgulho de dizer que sou iratiense”, concluiu.

Derbli elogiou o vereador Schereda pela propositura e por relembrar a trajetória do coronel Péricles de Matos em Irati. “É uma satisfação para nossa cidade ter hoje no mais alto comando da Polícia Militar do Estado do Paraná um filho da nossa terra. O amor evidente para com sua família, a devoção dedicada aos mestres que teve ao longo da vida e as boas atitudes evocadas por sua fé em Deus fazem de você, Péricles, um verdadeiro merecedor deste título”, declarou o prefeito.

PUBLICIDADE

Comentários