Irati e Região / Notícias

06/10/19 - 20h23 - atualizada em 07/10/19 às 12h23

Confira resultado da eleição para o Conselho Tutelar de Irati

Eleição teve 13 candidatos, que concorreram a cinco vagas. Foram quatro locais de votação e oito urnas disponibilizadas aos eleitores

Da Redação

Resultado da eleição do Conselho Tutelar em Irati

Neste domingo, 6, foi realizada a eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares para o próximo quadriênio (2020/2023) em todo o País. Em Irati, 13 candidatos concorreram a cinco vagas. Foram contabilizados 2.073 votos válidos, seis brancos e 15 nulos no pleito.

A eleição teve quatro locais de votação e oito urnas. Três urnas foram instaladas no interior do município, sendo uma na Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini (Rio do Couro); uma na Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon (Pinho de Baixo) e uma na Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki (Guamirim). Os eleitores da área urbana votaram em cinco urnas dispostas no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira. O horário de votação foi das 8h até 17h30. Já a apuração ocorreu a partir das 17h40 na Casa dos Conselhos, que fica na rua Coronel Pires.

Os cinco mais votados foram: Gisele Sequinel Gasparelo (288 votos), Sônia Mara da Rocha (228 votos), Thiago Gorte (213), Ederli Gritlet (213) e Ademir Carneiro (212). Na sequência, os candidatos tiveram a seguinte votação: Jussara Nunes 187, Claudir Gutervil 185, Ana Célia Vaz 143, Mari Mufato 128, Vinícius da Guarda Mirim 97, Dulce Cardoso 78, Daniele Ignacheski 58 e Edinéia Gonçalves de Oliveira 42. Os suplentes serão convocados para cobrir férias, afastamentos ou eventuais desistências dos titulares.

PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Neli Krepki teve um voto, mas ele não foi considerado, pois ela protocolou o pedido de desistência da candidatura. A comissão organizadora da eleição relatou que não foi possível retirar o nome de Neli do pleito em razão da solicitação ter sido feita com o processo em andamento e com os nomes dos candidatos já inseridos nas urnas.

Conforme Lei Municipal 4.513/2018, o prazo para apresentar recurso contra a apuração será aberto a partir de quinta-feira, 10, depois da publicação do resultado na edição do Diário Oficial do Município na quarta-feira, 9. As solicitações podem ser realizadas até o dia 16 de outubro. Os recursos serão julgados no dia 17, às 9 h, em sessão pública na Casa dos Conselhos Municipais. A proclamação dos eleitos com a respectiva homologação, tendo também o prazo para recursos quanto ao julgamento dos recursos apresentados acontecerá no dia 18.

O Conselho Tutelar é um órgão que zela pelo direito à proteção da criança e do adolescente, tanto pela omissão dos próprios familiares quanto do Estado. O conselheiro tutelar faz requisições de serviço público para dar prioridade de atendimento a crianças e adolescentes. Em Irati, o conselheiro tutelar é um servidor comissionado, com regime semanal de 44 horas e salário mensal bruto de R$ 3.097,73 (sem considerar os descontos).

PUBLICIDADE


Comentários