Irati e Região / Notícias

24/06/19 - 21h40 - atualizada em 24/06/19 às 21h52

CT Willy Laars está sendo preparado para o Rodeio de Integração de Irati

Evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho e chega à sua 31ª edição. Obras devem ficar prontas até 30 de junho

Da redação, com reportagem e fotos de Tadeu Stefaniak


As instalações do CT Willy Laars já estão sendo preparadas para a realização do 31º Rodeio de Integração de Irati, em comemoração aos 112 anos do município. O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho.

Em entrevista ao repórter Tadeu Stefaniak, o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van Der Neut, comentou que toda a estrutura de madeira do CT está sendo substituída por construções em alvenaria. Até o dia 30 de junho, toda a estrutura deve ser entregue para a população.

“Aqui estava em uma situação que precisava ser feita alguma coisa, porque as cercas e a estrutura de madeira foram sendo reformadas ao longo do tempo ao ponto que tivemos que fazer tudo de novo. Está difícil de usar madeira de qualidade, então a opção do prefeito Jorge (Derbli) foi de seguir as regras que o MTG exige dos campos de rodeio: que seja feito com qualidade, de alvenaria, com muros, com segurança, para que, de fato, fique um rodeio que se enquadre em qualquer situação”, frisou.

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

Nas proximidades da pista de laço, está sendo construída uma arquibancada toda em alvenaria para acomodar melhor as pessoas que forem assistir as provas de laço do Rodeio. Para que a obra cumpra todas as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, os degraus estão sendo feitos de forma que haja espaço para passagem. Além disso, estão sendo colocados corrimões para que o público possa transitar com segurança. “Na verdade, está sendo feito tudo dentro da lei, das exigências, e o Jorge, que é o coordenador geral do rodeio, está diariamente por aqui. Eu, como secretário, faço a minha parte, assim como outros secretários envolvidos cuidam de cada setor”, comentou.

De acordo com Alfredo, as obras devem ser entregues até o dia 30 de junho. A partir daí, começa a organização do rodeio propriamente dito.

O secretário falou também sobre a instalação hidráulica do CT, que está sendo refeita. As mangueiras pretas que distribuíam água para todos os pontos estão sendo substituídas por um material de melhor qualidade. “Vamos fazer algo que fique bem feito. Isto é dinheiro público e tem que ser bem aplicado. Estamos tomando cuidado para que possamos, de fato, chegar perto do título de melhor rodeio do Paraná”, pontuou.

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

Alfredo comentou também que o parque de rodeios recebeu melhorias na iluminação e na pavimentação das vias. “O parque de rodeios em si está, de fato, muito bem feito, então vai atingir uma qualidade bastante grande”, comentou.

Outro local que está recebendo melhorias é o galpão onde serão realizados os bailes do rodeio. Ele tem uma cobertura de alvenaria que está sendo reestruturada. O local receberá fechamento das laterais com lona. O barracão não será fechado com paredes de alvenaria porque, no próximo ano, o novo Centro de Eventos Aimée Vilela Richa deverá estar pronto para receber os eventos no CT. O galpão passará a ser utilizado somente para as provas artísticas.

As demais estruturas, mantidas pelos grupos gaúchos e CTG’s , também estão sendo reformadas pelos seus respectivos responsáveis. “Afinal de contas, acho que está todo mundo com a mesma vontade de fazer um dos melhores rodeios do Paraná neste mês de julho”, finalizou.

 Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

Programação

A 31ª edição do Rodeio de Integração de Irati integra a programação dos 112 anos do município. Para este ano, o Baile de Patrão, na sexta-feira (12), será animado por Chiquito Bordoneio. Para este baile, como sempre serão apenas comercializadas mesas para seis pessoas, ao preço de R$ 300, com possibilidade de adquirir até duas banquetas adicionais. Informações pelo telefone (42) 9 9916 4971.

O show gratuito de sábado (13), será com Paulinho Mocelin e Grupo Coração de Gaiteiro. Esta atração acontecerá no palco principal das invernadas artísticas, e mantém a proposta de oferecer show nativista grátis ao público do rodeio. Também no sábado, acontecerá o Baile de Rodeio, com animação do Grupo Talagaço. Todas estas atrações acontecerão no próprio CT.

Ainda em referência ao Rodeio de Irati, acontecerá a domingueira, dia 14, no Park Dance, com o grupo Os Quatro Gaudérios. Informações pelos telefones (42) 3132 0201 e 9 9914 0707.

Confira toda a programação das provas das invernadas artística e campeira clicando aqui.


Comentários